ActividadesEstações de CBMacanudosModos DigitaisRadio AmadorRadio Frequências

Modos digitais na Banda do Cidadão

Serve a presente publicação para recordar que só faltam sete dias para terminar a consulta pública da ANACOM sobre a Gestão do Espectro, pelo que se ainda não enviou o email, deve faze-lo de imediato aqui na Operação Macanudos Digitais no QNAF.

Isto porque embora já tenham seguido várias dezenas de emails que temos conhecimento, chegou a nós a informação que outras Associações e Grupos de Rádio Amadores e Cebeistas também se encontram a pronunciar no mesmo sentido. Isso reforça a necessidade de inserção de pelo menos o canal 25USB CB no QNAF e a ideia de que inexiste impedimento ao uso de modos digitais no CB, cumpridas as limitações de potencia legais.

O Macanudos tem vindo  a experimentar com modos digitais desde a sua fundação onde logo adoptou o modo digital j8call.

Posteriormente julgámos relevante propor a discussão de um plano de frequências para modos digitais na Banda do Cidadão.

Os modos digitais nos 11 metros são uma realidade indiscutível e que ninguém poderá negar.

Os modos digitais estão a ganhar força e adeptos por todo o mundo, uma vez que, se por um lado o desafio das comunicações por voz a longa distância é grande, a verdade é que nos modos digitais se conseguem estabelecer comunicações a uma distância ainda maior e com uma facilidade que não se consegue nos 11 metros, em modo voz, e muito menos com as potências legais.

A essa facilidade acresce a variedade de modos existentes e o crescente aumento de aplicações e software que tornam tudo muito mais aliciante e fácil.

Mais recentemente, no sentido de esclarecer o uso de modos digitais na Banda do Cidadão, o Macanudos propõe à ANACOM a especificação do canal 25 USB no QNAF para comunicações digitais, por meio de email massivo.

E porque se revela importante organizar e dar suporte ao uso de modos digitais, em especial do modo js8call na CB, o Macanudos encontra-se próximo de lançar mais um Manual, neste caso o Manual de uso de modos digitais onde o suporte é para já dado nas redes sociais dos Macanudos.

 

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

2 thoughts on “Modos digitais na Banda do Cidadão

Deixe um comentário