Banda do CidadãoEmergência

Canal de emergência 9 na Banda do Cidadão CB

De acordo com a legislação e normas técnicas vigentes, o canal 9 da banda do cidadão (CB), operando na frequência de 27,065 MHz, é oficialmente designado como canal de emergência. Este canal possui uma função crítica na comunicação de socorro, urgência e segurança, servindo como um meio primário para o estabelecimento desses tipos de comunicações em situações críticas.

Função do Canal de Emergência

O canal 9 (27,065 MHz) é estritamente reservado para comunicações que envolvam situações de emergência. Isso inclui, mas não se limita a, pedidos de socorro, sinalizações de urgência e transmissões relacionadas à segurança dos cidadãos. A designação desse canal para tais comunicações visa facilitar uma resposta rápida e eficaz em momentos críticos, garantindo que os usuários possam se comunicar livremente em situações de emergência.

Uso pelo Público

Embora não existam organismos oficiais de socorro e emergência a monitorar esta frequência da CB, o canal 9 é um recurso valioso para a comunidade. Está disponível para uso por cidadãos que buscam auxiliar uns aos outros em momentos de necessidade, seja em atividades de proteção civil, assistência em situações de emergência ou simplesmente para manter a vigilância e oferecer ajuda quando necessário.

Importância da Autogestão do Canal

A eficácia do canal 9 como um meio de comunicação de emergência depende significativamente do comprometimento da comunidade em reservá-lo exclusivamente para situações de urgência e segurança. Cidadãos e usuários da banda do cidadão são encorajados a manter o canal livre de comunicações rotineiras ou conversas casuais, assegurando sua disponibilidade imediata para emergências.

O canal 9 da banda do cidadão é um recurso vital para comunicações de emergência, urgência e segurança. Respeitando sua finalidade e utilizando-o de maneira responsável, os cidadãos podem contribuir significativamente para a segurança e o bem-estar da comunidade. É um exemplo claro de como a cooperação e a consciencialização coletiva podem melhorar a capacidade de resposta a emergências e reforçar a segurança pública.

E Plano 3-3-3 e o canal 3?

O plano de emergência 3-3-3 é uma forma de comunicação alternativa ao canal 9. C Plano 3-3-3 que decorre no canal 3 da CB (26,985 Mhz)  e o canal 9 coexistem com propósitos alinhados, mas com focos distintos: enquanto o canal 9 permanece como um canal de emergência oficial, reservado para situações críticas, o Plano 3-3-3 oferece um ambiente de treino e prática contínua, destacando a importância da preparação para uma situação de colapso nas telecomunicações ou desastres graves.

A ideia por detrás do Plano 3-3-3 é fomentar uma rede de comunicação resiliente, onde os participantes possam aprimorar suas habilidades de comunicação via rádio, garantindo assim uma maior eficiência e eficácia em resposta a emergências. Por meio de treinos semanais e a constante disponibilidade do canal 3 para práticas e escutas, incluindo a emissão do boletim informativo, o plano visa a criar uma comunidade mais conectada e preparada para enfrentar adversidades com recursos alternativos.

Além disso, o Plano 3-3-3 encoraja a participação ativa dos cidadãos no espectro das comunicações de emergência, complementando as funções do canal 9 ao oferecer uma plataforma adicional para a prática e o aperfeiçoamento das técnicas de rádio. Isso não só aumenta a cobertura e a disponibilidade das comunicações de emergência, mas também fortalece a rede de apoio mútuo entre os operadores de rádio.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário