Recursos Externos

Os nossos recursos externos são os operadores do rádio amadorismo e das bandas livres que mantêm ao dispor de todos ferramentas, portais, aplicações para auxiliar os macanudos nesta jornada pelas ondas aéreas. Se entenderes que tens ou existe algum projeto, conheces alguma associação, blog, portal ou aplicação que caiba nesta página, entra em contacto connosco. Em atualização.

BLOGUETRÓNICA – Blogger desde 2006 , Samuel Lourenço, mantem este portal com muita informação sobre eletrónica, rádio e teoria com vídeos artigos e esquemas. Consulta amplificador de potência opRF, pacotes de debian para CP2130, fonte de alimentação FAU210, ou tutorial de como calibrar um NanoVNA,em video para saber mais.

—————————-

CT2GPZ – Blog do Rádio Amador Jaime Pinheiro de Portalegre. Vários artigos e informação sobre rádio amadorimo, bandas livres e links externos. Verificar artigos sobre banda do cidadão, APRS, como se tornar rádio amador, exames de rádio amador, explicação dos modos digitais.

—————————-

CB27.COM – Portal sobre a banda do cidadão espanhol com imensa informação técnica, sobre legalidade, antenas e equipamento. A secção técnica é bastante completa e o site permite tradução diretamente. Conocer los hechos, a sus protagonistas y las circunstancias que han rodeado ciertos pasajes de la historia de la Banda Ciudadana en España, puede dar pie a una interpretación de los acontecimientos muy diferente, minimizando el sesgo de la huella con la que se registraron y se han venido observando todos ellos hasta el presente. – Historia de la Banda Ciudadana

—————————-

ANARPT –  Associação Nacional de Rádio-operadores e Radioamadores Portugueses que se propõe agregar Amadores de Rádio com Certificado de Amador Nacional (CAN), e Rádio Operadores da Banda do Cidadão (CB – citizens band), PMR446, outras bandas de uso livre de licenças e taxas, ou frequências privativas, e representá-los junto dos organismos oficiais, defendendo os seus interesses.

—————————-

RADIOCB.COM – Portal português sobre a banda do cidadão com vários artigos sobre legislação, antenas e o seus custos. Com sede em corroios o grupo está apetrechado com exames de amador, lista de associações de rádio amadorismo, e ainda mais sobre PMR446: São uns “Walkie Talkies” que poderão vir a ser – se já não são – uma segunda Banda do Cidadão totalmente livre de taxa, isento de licença de utilizador, sem controlo da tutela e não tendo nada a ver com radioamadorismo.

—————————-

LUSITÂNIACB.COM – Portal antigo sobre banda do cidadão, actualizado à liberalização da CB. Site com bastante informação específica sobre CB e alguma dela única como o QAP CB, um pequeno manual do iniciado à banda da CB. Esquemas de equipamentos e lista de equipamentos e preços também representam um valor acrescido na informação prestada por este portal gerido pela estação Labirinto.

—————————-

PMR446 – Portal português sobre o PMR446, serviço de radiocomunicações isento de licença. Mantém a mais antiga lista nacional de utilizadores deste meio de comunicação; para constar na tal lista, basta registar-se aqui. Em UHF basta uns poucos centímetros mais para o lado que lá longe já vai fazer toda a diferença na cobertura do sinal. – regra de ouro dos walkie-talkies  PMR446.

—————————-

PMRSDEPORTUGAL – Segundo portal nacional sobre PMR446 com alguma informação sobre rádio operação e que mantém também uma lista sincronizada com o portal acima de operadores desses walkies talkies em Portugal. Nós!  Somos acima de tudo um grupo de entusiastas desta actividade, que são as rádiocomunicações, já com uma longa caminhada feita em prol da comunidade, usamos a faixa dos 446 MHz, e com persistência, continuamos a lutar para que a mesma seja digna de organização, e principalmente, que não desapareça.

 

—————————-

Canal 77 Rádio Natureza Montanha – O canal 77, Rádio Atividades Natureza, é um canal de socorro em montanha na PMR446, os usuais walkies talkies. Nasceu em janeiro de 2014, por iniciativa de um consórcio de grupos de resgate de Tenerife (Ilhas Canárias), durante um acidente que infelizmente, custou a vida ao famoso triatleta de Trinadad Victor Teni. Iniciativa canal 7-7 Em Portugal a comunidade organiza-se com treinos semanais e QSO regulares no canal 7 tom 7 do PMR446. Participa.

 

—————————-

Rádio Escola  – Website virado para formação de rádio amadores com testes de exames online ou através da de aplicação para smartphones Android: Escola de Rádio Amador e um grupo de suporte no Telegram. Ser radioamador é uma oportunidade incrível para se comunicar com pessoas de todo o mundo, aprender sobre tecnologia de rádio e contribuir para a comunidade em situações de emergência. Ao tornar-se um radioamador, pode aventurar-se através da comunicação por rádio, como a comunicação internacional, a comunicação por satélite e a participação em eventos e concursos de radioamador.

—————————-

* Em construção *
Se tens algum grupo ou contacto que se enquadre aqui nos recursos externos do Macanudos entra em contato por email connosco.

Deixe um comentário