Banda do CidadãoCódigo QElectronicaRádio CBRadio Frequências

O que é o QRM ou ruído

No mundo das comunicações via rádio, seja para entusiastas do rádio amador, operadores de CB (Banda do Cidadão) ou utilizadores de PMR446, um dos desafios mais comuns e frustrantes é o QRM. Mas, o que é exatamente o QRM? Este termo técnico, que provém do código Q usado nas comunicações telegráficas e radiofónicas, refere-se especificamente à interferência de rádio provocada por fontes humanas. Este artigo explora a natureza do QRM, as suas causas, impactos nas comunicações e estratégias para mitigá-lo.

Definição de QRM

QRM, traduzido literalmente, significa “Estou a receber interferência de outras estações” (ou “Interferência Man-made” em inglês). Diferencia-se do QSB, que se refere a variações na intensidade do sinal recebido, e do QRN, que se refere a ruídos estáticos ou interferências de origem natural, como tempestades elétricas. O QRM é, portanto, uma interferência gerada por atividades humanas, que pode vir de uma ampla variedade de fontes eletrónicas.

Causas Comuns do QRM

O QRM pode ser causado por numerosos dispositivos e sistemas, incluindo, mas não se limitando a:

  • Emissões de estações de rádio próximas operando na mesma ou em frequências adjacentes.
  • Interferências de equipamentos eletrónicos domésticos, como microondas, LED e iluminação fluorescente, televisores, computadores, entre outros.
  • Linhas de energia elétrica, especialmente quando mal mantidas, podem criar ruído significativo.
  • Equipamentos industriais e sistemas de comunicação que utilizam frequências semelhantes.

Impactos do QRM

O impacto do QRM nas comunicações rádio pode variar desde um ligeiro incómodo até à impossibilidade total de comunicação. Em casos graves, o QRM pode abafar completamente os sinais desejados, tornando-os indistinguíveis do ruído de fundo. Isto pode ser particularmente problemático em situações críticas, como operações de busca e salvamento, onde a clareza da comunicação é vital.

O QRM é um desafio inerente às comunicações via rádio, mas não é insuperável. Com um entendimento claro das suas causas e um arsenal de estratégias para mitigá-lo, os operadores de rádio podem minimizar o impacto da interferência humana nas suas comunicações. A chave está na prevenção, na adaptação e, quando possível, na cooperação para garantir que as ondas de rádio permaneçam tão claras e livres de interferências quanto possível.

Leia no blog tudo sobre a tecnologia sem fio: ruído em HFabordagem para lidar com o ruído variam soluções ilusórias, soluções para problemas de ruído e motores electrícos e tenha por base as soluções para mitigar o problema no 6.1.2 do Guia: Estratégias para Mitigar o QRM

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário