ActividadesEmergênciaRadioRadio Amador

O Incrível Baofeng UV-25

Os rádios da linha Baofeng têm sido um “fenómeno” que permitiu a muitos descobrir o mundo da rádio e também permitiu a muitos outros que haviam abandonado as atividades a voltar ao rádioamadorismo e/ou à rádio escuta. E graças aos modernos métodos de produção em massa e componentes melhorados, temos agora a possibilidade de ter equipamentos baratos e capazes de ter quase a mesma performance de equipamentos de fabricantes mais tradicionais.

Não escrevo este breve artigo para fazer propaganda da Baofeng, nem para menosprezar os fabricantes mais antigos, mas apenas para mostrar a experiência prática da solução que procurei para as minhas atividades de radioamadorismo e apoio a operações de busca e salvamento, nas quais exerço voluntariado.

Depois de analisar vários modelos disponíveis a preços acessíveis nos sites especializados, decidi-me pelo UV-25 para substituir o meu antigo hardware para uso em expedições e emergências. Anteriormente, usava na minha mochila de comunicação um rádio Retevis RT-95 alimentado por uma bateria 12V/10Ah e uma antena tática Abree de 103cm. Com os outros acessórios da mochila (kit de primeiros socorros, acessórios, ferramentas básicas e alimentação de campo), o peso era exatamente de 10kg, e agora, usando apenas o Baofeng UV-25 e os mesmos acessórios, o peso foi reduzido para apenas 5kg, além do ganho de espaço interno na mochila.

Em termos de duração da bateria, praticamente tenho aparentemente um pouco menos (aproximadamente 30% a menos) do que a configuração “Retevis RT-95 & bateria de moto”, mas o alcance com potência de 5W e 10W usando a antena Abree de 103cm é o mesmo. Em uma das filmagens, estou na região de Pierre de la Bauche (890m de altitude) e consigo contacto 5X5 com um amigo a aproximadamente 60km de distância nas imediações de Roanne (250m de altitude, Departamento da Loire, 42). Tanto em dias de boa meteorologia como em dias de nevasca, o desempenho do rádio foi idêntico. Em outra experiência, efetuamos uma marcha no Mont Pilat (Parque Natural Regional du Pilat) a 1.432m de altitude e conseguimos um desempenho idêntico de 5X5 com uma distância total de 85km sem obstáculos naturais ou artificiais.

No mais, não tenho queixas do equipamento e mesmo se comprar outro modelo novo que venha a ser lançado no mercado, vou guardar o UV-25 como rádio de reserva, assim como tenho guardado os antigos UV-5R.

O resumo básico das capacidades e deficiências do Baofeng UV-25:

Pontos positivos:

  • Muito robusto, carcaça feita em plástico ABS de grande resistência, aparentemente não chega a ser ainda tão resistente quanto um Motorola ou Icom, mas aguenta bem impactos e existem vídeos nas redes sociais onde o rádio sofreu impactos de disparos de munições calibre 12 a uma distância de 50 metros e continuou funcionando mesmo com severas avarias.
  • Bateria de 4800mAh de longa duração que garante aproximadamente 6 a 7 dias de escuta em boas condições de temperatura (entre 15 e 22°C) e mais de 24 horas em transmissão com câmbios máximos de 3 minutos. A bateria possui uma entrada para plug USB tipo C para carregar a bateria diretamente sem precisar de um carregador dedicado.
  • Áudio muito bom e potente, microfone com captação muito boa também.
  • Visor azul escuro discreto e elegante.
  • Três níveis de potência: 3W/5W e 10W.
  • Transmite e recebe na banda 220 MHz e PMR.
  • Programação e funções idênticas à série Baofeng UV5.
  • Botões grandes que permitem fácil uso com luvas grossas (um dos pontos que mais gostei).
  • Antena original melhor que as antenas da série UV5 e com quase o mesmo desempenho das antenas táticas da ABREE.
  • Mixto de design “semi-militar” e estilo “retro” dos anos 80.
  • Resistiu muito bem a duas marchas em montanha, com contato constante de humidade de condensação e de neve sem apresentar problemas até o momento.

Pontos negativos:

  • Pesado como um rádio militar. Quem se acostumou com a leveza dos modelos básicos vai estranhar muito…
  • Tela em alto relevo, suscetível a danos não intencionais como arranhões e quebras. No caso do meu rádio, eu adaptei um pequeno pedaço de policarbonato para reforçar a proteção da tela.
  • Não permite alteração de firmware como os rádios Quansheng e outros Baofengs mais modernos.
  • Preço médio (entre 45 a 55 Euros) elevado para um rádio com recursos de firmware limitados e sem faixa de escuta em VHF de aviação e outras.
  • Ainda não há disponibilidade de venda de baterias separadas ou outros acessórios.
  • Quando a bateria é descarregada totalmente, é necessário um mínimo de 6 horas de carga para evitar possíveis efeitos de memória ou eventuais falhas de desempenho.

Contribuição de Misson in Europe, deixe o seu like no Instagram
Leia mais artigos sobre rádio amadorismo no blog do autor: Rádio amadores e Banda do Cidadão A mais antiga Estação do Mundo

Consulte também o Youtube: ADRASEC 42

Deixe um comentário