Banda do CidadãoInternetRadio FrequênciasSDRSegurançaSRD

SDR Macanudos sem login

Quando o Macanudos lançou o seu primeiro webSDR (rádio repector por software através de uma página de internet) foi um enorme sucesso. Pela primeira vez, muitos operadores das comunicações em bandas livres, PMR446 e CB, puderam ver como chegavam com as suas antenas e rádios às posições dos rádios recetores SDR. Outros curiosos, puderam passar a escutar na banda do cidadão, partes interessantes das bandas livres,como o boletim informativo ou o plano 333 no canal 3 AM/USB e C3 do PMR, sem mesmo possuir algum equipamento de radio. Foi assim possível, levar o rádio à mesa de cabeceira, a qualquer telemóvel ou computador, sem necessitar de ter antena ou rádio.

Os SDR trouxeram mais utilizadores, não só aos Macanudos, mas especialmente às rádio comunicações livres. Além de serem uma porta de entrada neste passatempo/actividade, é uma ferramenta deveras importante para os operadores existentes. Não só permite verificar como se chega a determinado local, como é até possível, descodificar modos digitais no próprio SDR, simplesmente com um acesso à internet.

Em Abril de 2021, o enorme sucesso no lançamento do primeiro SDR dos Macanudos, trouxe um problema de abuso. Por o SDR ser visível para qualquer um, através de um link, existiram uns bots/malandros que ocuparam as slots e não saiam delas, deixando assim o canal inacessível para quem realmente o queria usar.

Para resolver esse problema foi criado um PIN SDR, que permite aceder aos SDR através do link do https://macanudos.org/sdr. Para ter acesso a esse pin e login, é necessário estar registado no site do macanudos, e o login é efectuado com o email de registo.

O que tem sido um factor de menor uso dos nossos SDR. E, por esse entrave chegaram até nós, muitos pedidos no sentido de remover esse restrição.

Por isso, decidimos anular esses logins, e tornar alguns dos nossos SDR verdadeiramente públicos, como sempre foi a nossa intenção.

Caso verifique, que não consegue entrar nos SDR por estarem cheios, envie-nos um email ou deixe uma mensagem no canal #macanudos para corrigirmos.

Assim, queremos agradecer pela vossa compreensão, ao acesso condicionado dos SDR nas duas últimas temporadas.

SDR1 – Público
SDR2 – Privado
SDR3 – Privado
SDR4 – Privado

Mapas e Listas de SDR:

TX-RX.info

Websdr.com

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário