O Macanudos lança o seu primeiro SDR em Lisboa

O Macanudos lança o seu primeiro SDR, para uso público, disponibilizando a escuta, a partir de Lisboa, das faixas de frequência do CB – 11 metros, para já, mas de futuro iremos lançar outros SDR para outras frequências, nomeadamente PMR e ondas curtas.

Em termos gerais, o SDR Macanudos-I está localizado em Alvalade, Lisboa (coordenadas IM58KS) e caracteriza-se por um SDR RTL R820T2, um Raspberry Pi 4 e uma antena vertical de ¼ onda. 

Utilização fácil e intuitiva para que seja mais fácil a sua utilização. Incluímos marcas nos canais CB nas modulações mais utilizadas, podendo evidentemente, ser alteradas manualmente por cada um dos utilizadores, ao momento.

Marcámos os canais 1 a 31 em AM e do canal 32 ao 40 em LSB. O canal 25 deverá ser usado em USB para modos digitais.

No canal 3 (26.985MHz) em AM funciona o Plano 333 que vai para o ar de 3 em 3 horas e o Boletim Informativo a cada meia hora.

Basta clicar com o rato ou no ecrã do seu telemóvel, no marcador do canal desejado e fica automaticamente sintonizado nesse canal, sem necessidade de alterar à mão e por escrito a frequência, como acontece noutros SDRs. Mas se, por exemplo, existir uma emissão que deseja escutar em AM mas o canal estiver programado para LSB, basta mudar o modo no selector do lado direito. Pode ajustar o volume, o squelch, etc. tal como se de um rádio se tratasse. Pode ainda adicionar marcas que serão apenas visíveis para si, nos canais que desejar. Com um SDR poderá verificar não só como chega a Lisboa, às coordenadas indicadas, mas também é um excelente analisador de espectro.

Terá ainda, a facilidade de poder descodificar sem nenhum software, nem rádio, os modos digitais, nomeadamente JS8Call. Esperamos que se torne fã destes modos digitais que têm um alcance muito superior à voz, e num futuro próximo o estejamos a contactar diretamente, via rádio em modos pseudo digitais. 

Explore, escute, procure outros modos, outras frequẽncias, para já apenas dentro da banda do CB e à sua volta, use e abuse que não “estraga” nada. Seja participativo também. Esperamos o seu contributo enviando o feedback de como estão a escutar e a chegar, ideias e sugestões. Poderá enviar-nos todo o tipo de feedback para o email secretaria@macanudos.org

Este primeiro SDR público do Macanudos ainda está em fase de desenvolvimento e afinações e, em breve, teremos mais novidades a apresentar, estamos a trabalhar “fullgás” para isso. Iremos ter vários SDRs em vários pontos do país e com funções alargadas, de modo a criar uma “Rede de SDRs do Macanudos”.

O SDR do Macanudos-I proporciona-lhe de forma totalmente gratuita, a escuta duma forma fácil, em qualquer local. Foi também idealizado para que todos os que participam nas nossas atividades e, sobretudo durante o Treino do Plano 333 aos sábados, em canal 3 (26.985MHz) possam escutar o que se vai passando em Lisboa, por agora, e futuramente noutras áreas geográficas mais alargadas. 

Achámos importante o lançamento deste SDR já que o SDR do ISEL, também em Lisboa, encontra-se muito “surdo” e a maior parte das vezes totalmente ocupado. O SDR do Macanudos-I permite até 10 utilizadores em simultâneo. Agradecemos o feedback quer de como chegam ao mesmo, quer se conseguem aceder de forma fácil. 

O Macanudos está à sua disposição para o ajudar, se pretender montar o seu SDR.

Para aceder ao SDR canal 3 AM
Aceder ao SDR 1 canal 3 AM

Acesso público e gratuito (mediante registo no Macanudos)

Para aceder ao SDR deverá logar-se (registar-se ou recuperar senha) neste portal, dirigir-se a perfil e consultar, alterar ou gerar de novo o seu PIN.

 

Saber mais sobre SDR aqui

16 thoughts on “O Macanudos lança o seu primeiro SDR em Lisboa

Deixe uma resposta