SDR

Receptor OpenWebRX multibanda com via vários rádios SDR

Já sabemos dos potenciais dos SDR, e já o referimos diversas vezes aqui nos nosso grupo de facebook ou blog como Hack RF clone . Aliás, o lançamento do projeto dos SDR dos macanudos foi um dos maiores picos de audiências registados neste blog. O Macanudos lançou o seu primeiro SDR em Lisboa em Abril, dedicado exclusivamente para a Banda do Cidadão e o seguinte às ondas curtas.

Uma vez que estamos neste momento a integrar vários rádio SDR com vista  a cobrir mais banda, designadamente ondas curtas, vimos agradecer ao Marko pelo seu post no seu blog a mostrar como configurou um receptor OpenWebRX multibanda por meio de vários dongles (pens) RTL-SDR conectados numa arquitetura de rede baseada em servidor.

OpenWebRX é uma plataforma de software de código aberto que permite aos usuários configurar RTL-SDR acessível por rede multiutilizador e outros receptores SDR.

No seu post, Marko explica a arquitetura que montou, consiste em várias antenas e um Raspberry Pi executando vários RTL-SDRs diretamente em cada antena exclusiva. O Raspberry Pi envia a largura de banda completa do receptor pela rede para um servidor virtual mais poderoso executando o OpenWebRX. Essa arquitetura permite escalabilidade e muitos utilizadores podem-se conectar ao mesmo tempo.

O restante da post de Marko mostra como configurou o OpenWebRX e software de suporte como o Soapy Remote, que lida com a transferência de rede dos dados SDR brutos.

Marko criou também um vídeo no YouTube demonstrando várias conexões com o servidor OpenWebRX, e também pode experimentar o servidor diretamente por meio deste link https://sdr.v4.si.

 

 

 

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário