Macanudos.org muda nome do grupo do Facebook para Macanudos Original – CB e PMR 446

Macanudos.org muda nome do grupo do Facebook para Macanudos Original – CB e PMR 446

A administração do portal Macanudos.org vem tornar pública a alteração do nome do grupo do facebook Macanudos – Rádio Comunicações (CB PMR e frequências privadas) para Macanudos Original – CB e PMR 446. Esta alteração é necessária dado que a APROSOC mudou o nome de um dos seus grupos para MACANUDOS | Grupo Recreativo da Banda do Cidadão e PMR 446 da APROSOC.

O Macanudos.org é um projecto com mais de dois anos, pretende manter-se independente, livre e gratuito, a bem de todos os Macanudos. É, a nosso ver, enganadora, a criação de um outro grupo com o mesmo nome e para os mesmos fins, as comunicações lúdicas na banda do cidadão e em PMR 446. Macanudo é todo aquele que fala via rádio, o nome não é propriedade nossa. No entanto como Macanudos.org é o nome do nosso portal e o nome do nosso grupo no Facebook, Telegram e Zello, há que distinguir o original da cópia.

Porque é assim tão importante fazer este esclarecimento?
No formulário de candidatura da APROSOC vem descrito:
[…]Grupo Recreativo da Banda do Cidadão e PMR446 (MACANUDOS DA APROSOC) 24.00€;[…]
Dado que no Macanudos.org tudo é gratuito, não temos associados nem somos associação, desta forma a APROSOC dá a entender que os Macanudos são daquela associação, por isso é imperativo deixar claro que não somos aqueles macanudos, não temos nenhuma ligação àquela organização e nem a recomendamos.

Aproveitamos este fim de ano para listar as actividades mais significativas em que o Macanudos.org esteve envolvido e quais os recursos que, gratuitamente, tem à disposição para TODOS os macanudos:

Publicações online:

Manual de iniciação às comunicações livres

Guia do plano de emergência 3-3-3

QRG – Compilação de frequências de rádio

QTHMap – mapa online de estações CB e PMR446

100 perguntas e respostas – passatempo online “Eu Sou um Bom Macanudo – (3 edições)

Manual de SSTV no CB

Participação em eventos:
Comunicações de emergência – 1º Congresso Internacional de Sobrevivencialismo
Plano 3-3-3 e rádio comunicações para Preppers – Jornal Contacto Luxemburger Wort
Apresentação do Plano 3-3-3 no Open Club da ARRLx
Plano 3-3-3 e rádio comunicações de emergência – 6ª Feiras técnicas da ARRLx
Directo sobre rádio comunicações de emergência – Canal Quero Emigrar
Praia dos Macanudos

Recursos via rádio:
Boletim informativo via rádio (CB canal 3)
Treino semanal do plano 3-3-3
SDR em Lisboa

O Macanudos.org é uma iniciativa de três pessoas:
Ana Monteiro, estação Ananás, radioamadora CR7AWY
Miguel Santos, estação Mike 05, radioamador CT1DYT
Rolando Cardoso, estação 41R7, rádio-livre

A Ana tem a seu cargo a gestão das redes sociais e Apps, revisão de textos e paginação, atribuição de indicativos Macanudos,  aprovação de registos e “places”, entre outros. É a pessoa que tem dedicado mais tempo a este projecto.

Eu, Miguel, crio conteúdos técnicos e sou o autor da maioria dos textos que depois a Ana retoca. Sou o coordenador do treino semanal do Plano 3-3-3.

O Rolando faz a gestão dos servidores e é o construtor do boletim informativo, da Vénus, do QTHMap, dos SDR e sistema de seguranças, entre muitos outros recursos necessários ao projecto macanudos.org. Estamos a falar de vários servidores, rádios e rádios SDR e muito software, sempre operacional, todos os dias do ano.

É ele quem tem suportado a maior parte do custo material para que todos possam desfrutar de um sistema livre e gratuito assente no portal dos Macanudos.org (oficial).

Nada temos contra associações e ao pagamento de quotas, mas não é o que pretendemos fazer. O Projecto macanudos.org é, e será sempre, gratuito.

Assim, e porque a APROSOC pede 24€ por ano para pertencer a um grupo de comunicações lúdicas, fará sentido que alguns macanudos a quem alguns euros não façam falta, os enviem para a conta do Rolando para ajudar a custear toda esta rede ao serviço de todos e das rádio telecomunicações livres. Para não ser sempre o mesmo a pagar as contas, podem também fazer um donativo em Bitcoins

Euros: PT50 0035 0125 00003345800 60

Bitcoin: bc1qyh7z3dms32s6vdwjywqqrzlrq9vju5gq3vy45a

Monero: 4ASvLmhmLf9gmWsBrZJpVnDzs29wyXEwYRE5ZUaf7TsaUoiox9vC4eofQvekdcieu9MrTT3isVhZjKZkYEwyYrHW2t8puQH

 

O que realmente nos move é a liberdade das rádio telecomunicações sendo que o agradecimento que recebemos individualmente é sempre bem-vindo.

Prefira o original, o oficial Macanudos.org

Votos de boas comunicações e um excelente ano de 2022

Deixe uma resposta