Banda do CidadãoPrepper

Guia do Plano 3 3 3

Plano 3-3-3

O que é?  O plano 3-3-3 é uma rotina de comunicações que funciona na Banda do Cidadão. Trata-se de criar uma rede de estações CB na sua zona, por forma a garantir que, numa emergência, possa contactar alguém, ou alguém o contactar a si, para pedir ajuda ou simplesmente manter o contacto.

Esta é uma rede alternativa feita por pessoas e para pessoas interessadas na independência e auto-suficiência. Ideal para preppers, operadores de rádio CB ou simplesmente para si que sempre gostou de rádio comunicações e nunca soube por onde começar.

Plano 3-3-3” é o nome de código do projecto do Macanudos que reúne as actividades de rádio comunicações, no âmbito da sobrevivência e preparação para situações de emergência. 

Como participar:  Ligue o CB no canal 3 (26.985 MHz) AM, a cada 3 horas, durante pelo menos 3 minutos antes e depois da hora. Poderá também utilizar banda lateral USB caso não consiga contactar em AM.

A que horas? Às 00:00, 3:00, 6:00. 9:00. 12:00, 15:00, 18:00 e 21:00 horas. A cada três horas, ligue o rádio CB no canal 3 e fique à escuta pelo menos durante 3 minutos. Se tiver bastante energia fique à escuta por 10 ou 15 minutos pois pode haver chamadas fora do horário. Não fique só na escuta. Mesmo que não necessite de chamar, anuncie-se no canal para saber onde chega ou simplesmente informar a rede de que está na escuta. Faça-o com uma breve chamada, por exemplo “Plano 3-3-3 aqui Lima 44, está alguém à escuta?”. A resposta será por exemplo ” Lima 44 aqui Falcão Branco, sinal de 7 em Almada

Treino semanal do plano 3-3-3:  Todas as semanas, aos sábados, às 21:00. É um treino constante para que cada estação esteja fluente nas comunicações via rádio. Experimente, treine e aumente a sua possibilidade de sobrevivência em caso de emergência, ou simplesmente divirta-se a fazer contactos.

Porque devo praticar? Pratique este treino na sua área geogŕafica a fim de, numa eventual emergência, já saber como atuar, com quem poderá contar, a que estações consegue chegar e quem o conseguirá escutar. Só a prática lhe vai permitir obter sucesso nas comunicações.

O CB é uma banda livre, sem necessidade de licença ou pagamento de taxas, qualquer pessoa a pode utilizar.

Vantagens do plano 3-3-3

  • Fácil de recordar – a regra dos três.
  • Poupa energia, para walkie-talkies e rádios alimentados a bateria.
  • Reúne todos na mesma frequência e à mesma hora aumentando o sucesso da comunicação.
  • Estabelece um horário com oito comunicações por dia.
  • Evita horários e planos complexos de comunicação que não são práticos em caso de emergência.
  • Permite comunicações efetivas e rápidas.
  • Três horas entre comunicações permite descansar em caso de emergência.
  • Uma pessoa pode andar 10 Km em 3 horas, o que corresponde ao raio de alcance das comunicações.
  • O plano 3-3-3 é compatível com o plano alternativo 3-2-1.

Guia do Treino do Plano 3-3-3

Como participar no treino semanal

  • Todos os sábados, às 20:57 ligue o CB no canal 3 em AM. Verifique se a sua estação está a funcionar corretamente e prepare-se para registar os contactos.
  • Às 21:00 vai para o ar a emissão automática que anuncia o Plano 3-3-3 e que dura um minuto.
  • Se escutar a emissão automática aproveite para verificar as condições de receção. Se não escutar, conte um minuto para iniciar o treino.
  • Não fique só à escuta. Chame. Se não chamar, ninguém saberá que está no rádio.
  • Diga o seu indicativo ou nome de estação e faça uma chamada geral
    • ex. Chamada geral Treino do Plano 3-3-3, aqui Bravo Sierra em Lisboa, está alguém à escuta? 
  • Fique à escuta por um ou dois minutos e volte a chamar, repetindo este processo as vezes que forem necessárias.
  • Se alguém responder mantenha contacto, peça a localização dessa estação, nome ou indicativo.
  • Confirme como essa estação o escutou e, se possível, com que sinal (QRK).
  • Registe o contacto para mais tarde saber a quem chega e a que local.
  • Dê espaço para outras estações responderem e evite comunicações com mais de 30 segundos.
  • Caso contacte duas ou mais estações, peça-lhes que confirmem se se escutam umas às outras. Se necessário informe as estações que não se escutam, fazendo de “relé”.
  • Não fique à conversa no canal do treino. Se desejar conversar peça para mudar para outro canal, deixando esta frequência livre para quem queira participar no treino, ou depois deste ser dado por encerrado.
  • Às 21:05, caso não existam mais estações a responder em AM, passe para banda lateral USB e volte a chamar.
  • O treino termina às 21:30 ou quando não existirem mais estações novas para responder.
  • No final do treino agradeça a participação das estações com que contactou.

Coordenação do treino semanal do plano 3-3-3

Para facilitar a coordenação das comunicações, o Macanudos costuma ter uma ou duas estações a participar no treino. Estações Mike 05, umas vezes em Lisboa outras em Tomar e estação Ananás perto de Tomar. A estação que inicie a chamada e que tenha uma posição privilegiada deverá assumir a coordenação do treino como sendo a Estação Diretora de Rede. Poderão existir outras estações coordenadoras em locais afastados. 

Periodicamente deve ser dada a palavra a outras estações também bem colocadas ou que estejam a distância significativa para efetuarem chamada geral a fim de serem ouvidas em locais que não sejam cobertos pela coordenação.

Registo de contactos

Embora facultativo, solicitamos que nos indique o registo dos seus contactos. Poderá fazê-lo por e-mail para [email protected] no grupo do Facebook Macanudos ou ainda em Macanudos_org no Telegram.

 

Plano 3-3-3 em acção

Caso exista um alerta real, uma emergência nacional, local ou mesmo uma só pessoa a pedir ajuda, deixa de ser um Treino para passar a Plano 3-3-3 e aquilo para o qual treinou e deve estar preparado.

 

Assim, temos, em resumo:

  • A cada 3 horas (às 00, 03, 06, 09, 12, 15, 18, 21 horas) chame e escute no canal 3 do CB. 
  • Escute atentamente qual a emergência e veja como pode ajudar.
  • Caso necessário aponte a morada e chame o 112.
  • Se se tratar dum alerta nacional ou local, faça uma chamada geral à rede dizendo, por exemplo:
    • Alerta geral, aqui Bravo Sierra. Caiu o viaduto das Amoreiras em Lisboa. Não se dirija para o local. Mantenha-se longe e à escuta.
    • Alerta Local em Tomar, estrada M351 entre Carril e Serra, intransitável devido a incêndio. Rota alternativa pela M351-1 direção à Junceira ou M530 para Chão das Maias.
  1. É importante só divulgar um alerta escutado se o mesmo puder ser confirmado ou for proveniente de fonte oficial. É importante alertar, mas não lançar alertas falsos ou incompletos.
  2. Divulgue instruções precisas de forma simples para que quem o escute entenda bem o que deve ou não deve fazer, e peça para o alerta em causa ser divulgado. 
  3. É extremamente importante divulgar a zona abrangida pelo alerta, no caso de uma emergência local e não nacional.
  • Siga as instruções que escutar, divulgadas por outras estações de confiança. Se possível, confirme-as pelas rádios comerciais e/ou televisão. Não se aproxime de zonas perigosas envolvidas na emergência, colocando-se em perigo ou dificultando o trabalho dos agentes oficiais, bombeiros, ambulâncias, polícia, etc.

 

Características e utilidades do Plano 3-3-3

Alcance das comunicações

O alcance depende principalmente da localização e eficiência da antena, mas também do modo de emissão AM ou USB 

  • Estações de base – AM 30 Km, USB 60 Km
  • Estações móveis – AM 10 Km, USB 20 Km

O plano 3-3-3 em famílias ou grupos

O conhecimento do plano 3-3-3 deve ser geral, abrangendo todos os membros da família ou de um grupo. Todos devem conhecer este guia e terem assistido ao treino semanal. Pelo menos um elemento de cada família ou grupo deve estar treinado e pronto a utilizar o plano 3-3-3 como comunicação para o exterior mas é aconselhável existir mais do que um elemento treinado. Para assegurar as comunicações internas são necessários mais elementos treinados em comunicações, daí a importância do treino semanal.

Sincronização horária

Sincronize o seu relógio com o de outros rádio operadores sempre que possível. Se não tem a certeza de ter horas certas, entre no canal mais cedo ou deixe o rádio ligado até ouvir as horas certas por outro operador ou pelo boletim informativo. Caso não tenha um relógio procure sintonizar uma emissora de rádio e espere pelo sinal horário.

Emissão automática do Plano 3-3-3 e do boletim informativo

A emissão automática parte de Lisboa, não querendo com isto dizer que tenha de escutar esta emissão para treinar e participar.

Utilização de receptores SDR

Para acompanhar as comunicações fora do seu raio de alcance ou para escutar melhor estações com quem possa comunicar utilize os SDRs . É também uma forma de evitar interferências locais na recepção.

Plano 3-3-3 também em PMR

É possível aplicar o plano 3-3-3 em PMR 446. Utilize o canal 3 sem tom no horário já estabelecido. No entanto o PMR 446 é um sistema de comunicações de curto alcance pelo que deve ser utilizado de forma complementar ao CB.

Identificação geográfica

É importante saber a localização das estações, motivo pelo qual deve também informar a sua. A localização deve ser sempre aproximada, indicando apenas a cidade ou localidade e nunca moradas exatas.

 

Para mais informações sobre o plano 3-3-3 ou sobre outras atividades do grupo, consulte a página do 333



V 1.0 Maio 2021

 

NOTA: Versão 2.0 Lançada em Outubro de 2022, consulte o artigo aqui