Banda do CidadãoEstações de CBMemórias

Porque o Manual de iniciação tem na capa o Pato Donald ?

Foi em 1985 que eu, Miguel Santos, então com 15 anos, comecei a emitir no CB.

Como era prática comum, havia que escolher um nome de estação. Dois dos meus amigos do bairro tinham acabado de montar as suas estações de CB e finalmente tinha amigos com quem falar no rádio. Eram eles, a estação Caça Fantasmas (Hélio) e a ACDC (César). Escolhi o nome de estação com base na banda desenhada e na minha personagem favorita: o Pato Donald. Rapidamente alguém me disse que já existia uma estação Donald o que fez com que adicionasse a terminação 85. Ficou então a estação Donald 85 por muitos e bons anos.

Filho de radio-amador CT1AFM teria sido, no entanto, por influência do meu tio CT1BS que tinha lá em casa bem guardados um CB Lafayete HB640 e um transceptor de VHF, que iniciei a minha estação.

A antena que já estava no telhado não era de CB mas nos primeiros tempos serviu bem. Mais tarde uma Astroplane foi a escolha acertada.

Não esquecendo as origens, os tempos em que eu mesmo era iniciante, e porque achamos divertida a figura do Pato Donald, esta foi a razão da foto escolhida para ilustrar o Manual escrito por mim e pela Ana Pardal-Monteiro.

Deixe um comentário