Modos DigitaisPrepperSoftware rádioTelecomunicações

Meshtastic Portugal

Ainda em 2022, o Macanudos lançou uma rede Meshtastic pública assente em nós (routers) comunitários e privados defendidos num conceito de rede DeFLoRa. Para saber mais sobre a rede privada consulte a wiki dos Macanudos ou a página da rede no nosso site.

Sobre o Meshtastic Portugal, a parte gratuita, pública e aberta da rede do Macanudos, a mesma é cruzada via internet através do MQTT público dos Macanudos em mqtt.macanudos.org (user macanudos pass macanudos).

É missão do Macanudos promover o uso gratuito de aparelhos LoRa para comunicações particulares, comunitárias ou transmissão de dados IoT. Para isso criar e manter uma rede gratuita de equipamentos capazes de operar mesmo sem internet. Pode consultar também o nosso artigo desmistificando LoRa para saber mais sobre LoRa, a wiki Meshtastic, a referida página da rede DeFLoRa sobre o Meshtastic.

O canal adoptado em Portugal é o LongFast e os testes realizados dentro do Macanudos implicam o não uso de MQTT, a não manipulação do sinal (não colocar mais potencia que a que vem por defeito) tudo com vista à realização de testes de alcance e antenas para melhorar a prestação dos nodes existentes e de acordo com as melhores pratica do método cientifico.

Saber mais em: Meshtastic Portugal ou Rede DeFLoRa

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário