REDE DEFLORA versão Alfa 0.1

A rede DeFLoRa é uma rede rádio implementada por Macanudos e Radio Amadores para servir cidadãos em bandas livres em LoRa. Esta rede assenta em “repetidores” que criam uma rede em mesh com a função de encaminhar mensagens aos destinatários nessas frequências rádio. Sem necessidade de internet, a rede trabalha nos 433Mhz ou 868 Mhz e é totalmente encriptada em AES 256. Consulte o artigo de lançamento da rede deflora  e desmistificando LoRa também no site. A mesh e construida com o software Meshtastic.org e Meshtastic Portugal é a comunidade que usa o repetidores LoRa Meshtastic, sem subscrever a parte privada de que esta pagina é a interface.

A presente página serve como homepage da rede, até ser construido um portal próprio para o projecto, e caso venha a entrar em produção massiva. Aqui estarão todos os links, configurações, equipamentos, artigos sobre a DEFLORA. No fim da página tem todos os links e agora abaixo as especificações. Esta página encontra-se em atualização mas todas as novidades e tutoriais técnicos encontram-se no github Macanudos Meshtastic.

Loading...

Codename: DefLoRa

Descrição: rede de dispostivos LoRa de troca de mensagens, emergência e localização fora da rede. Sem qualquer dependência da internet. Comunique offgrid ou use a rede como gateway para IoT.

A rede DeFLoRa é uma rede LoRa pública e gratuita. Pretende criar uma teia de dispositivos capazes de encaminhar pacotes via rádio ao serviço dos clientes públicos. Qualquer pessoa com um equipamento poderá usar as antenas da rede DeFLoRa para encaminhar os seus pacotes entre dispositivos ou mesmo até gateways. Usa rádios baratos LoRa e o software opensource Meshtastic.org.

Tendo em conta que a rede Meshtastic, LoRa e DeFLoRa necessita de equipamentos bem colocados e autónomos foi criada uma subscrição à parte privada da rede, onde os clientes têm acesso a mais antenas, prioridade nas mensagens, suporte personalizado, gateways e túneis IoT. O montante total das subscrições vai para a construção de novas antenas, pontos bem localizados para servir a rede pública e privada.

Uma vez subscrita a rede DeFLoRa, o cliente passa a ter acesso às localizações dos routers, privados, comunitários e móveis, por meio de um canal privado da área do seu alcance rádio. Ou seja, todos os dispositivos estarão via rádio. Além de prioridade nas no encaminhamento de mensagens do membro subscritor, este também terá acesso ao canal nacional onde as várias zonas se encontram, a gateways, e suporte personalizado.

Frequência: 868 Mhz e 433 Mhz (preferencialmente 433 Mhz) – bandas livres

Estado: Em testes com 5 routers e 3 clientes. (22.12.2022)

Cobertura: Estes equipamentos dependem de linha de vista para conseguir bons resultados. Daí que é expectável que os utilizadores tenham dois rádios destes. Um no telhado de casa, totalmente autónomo, sem necessidade de fio, com mini painel solar. E um segundo dispositivo que é o cliente que envia as mensagens para o router no telhado e que faz chegar a mensagem ao destinatário.

Dispositivos: Embora existam mais, os Macanudos usam um de três dispositivos: (A) LILYGO® TTGO  T Echo, (B) LILYGO® TTGO T-Beam e o (C) LILYGO TTGO LORA32, preferencialmente nos 433Mhz. O T-Echo custa cerca de 80 euros, podendo ter um um custo superior caso escolha a opção com sensor de temperatura e pressão atmosférica, além do GPS de origem. O LILYGO® TTGO T-Beam custa cerca de 50 euros e é o dispositivo mais comum, com WIFI e GPS. A este acrescem uma pilha específica de longa duração e no segundo uma caixa para não andar com o T-Beam sujeito aos elementos. Por fim o dispositivo mais barato, sem GPS é o LILYGO TTGO LORA32 que custa cerca de 30 euros, vem sem GPS embora dê para ligar um externo e, não vem com suporte de bateria.

Nó: É um router de mensagem pela rede. Recebe e reenvia as mensagens criando uma rede que faz chegar os pacotes ao destino. O Nó é o equipamento crítico para a construção e manutenção desta rede DEFLORA. Os subscritores contribuem na sua implementação e suporte de duas formas: primeiro, comprando e colocando um novelo no telhado de sua casa (Nó Privado), e segundo contribuindo com a taxa de subscrição à rede acima referida, no montante de 50 euros que servirá para financiar e manter os Nós comunitários.

Membros: Os subscritores da rede contribuem com uma taxa de 50 euros uma única vez, podendo ser pagos em mensalidade até dois anos. A qualidade de membro é vitalícia. Dá acesso ilimitado à rede, prioridade máxima nas comunicações, suporte personalizado, um cartão e um emblema.

Pacotes: A utilização dos dispositivos meshtastic da rede DeFLoRA para roteamento de mensagens em canais ou diretas é livre e gratuita. São asseguradas as comunicações de emergência e um número limitado mensagens. Nesta opção, apenas é necessário o registo no portal e um qualquer equipamento compatível, adquirido ou construído pelo próprio.

  • Pacote Mayday – Membro da rede (40 euros – desconto de 20%), um novelo totalmente autónomo com painel solar, bateria e caixa (75 euros), mais um cliente em opção entre um T-Echo (80 euros), um T-beam (50 euros) ou um Lora32 (30 euros). – pacote completo com um equipamento portátil e um novelo autónomo, indicado para iniciados.
  • Pacote Modular: Membro da rede (45 euros – desconto de 10%), um novelo totalmente autónomo com painel solar, bateria, caixa e cabos (75 euros). – apenas um dispositivo, que pode ser colocado em qualquer lado, indicado para upgrade ou entrada como membro.
  • Pacote Pé de Sola: Membro da rede (50 euros) e um cliente  pelos preços indicados. – apenas um dispositivo com caixa e não autónomo, ideal para experimentação da tecnologia.
  • Pacote gratuito: Subscrição à rede, com comunicação de mensagens ou IoT em qualquer das bandas (433 ou 868 Mhz), acesso ao canais públicos e à rede de emergência. Limite de mensagens. Sem suporte.

Financiamento: A rede assenta nos NOVELOS colocados nos locais estratégicos, e que têm um custo aproximados de 75 euros. Torna-se membro da rede “deflora”, quem contribuir com 50 euros ou mais para a rede. Esta qualidade é vitalícia e de serve para custear um novelo.

Suporte:

  • Online: o suporte desta rede LoRa pela internet é realizado através de um chat no servidor IRC #redesuporte e do mumble do Macanudos.org, canal deflora.*  Deve ter consigo o cartão de membro para suporte urgente.
  • Fora da rede: mas dentro da rede DEFLORA, suporte no canal suporte.*

Emergência: Não é finalidade desta rede servir pedidos de socorro, no entanto em caso de falha das comunicações, além do promovido plano 333, a rede DeFLoRa tem um canal “333” ao dispor, a funcionar independente de qualquer internet, satélite ou cabo. Ou seja o plano 333 aplica-se ao canal “333” dentro da rede Meshtastic Portugal (saber mais sobre o plano de rádio comunicações de emergência 3-3-3).

Os equipamentos fornecidos já vêm programados e configurados para a rede, com os canais extra e as prioridades máximas. Configuramos ao sabor do cliente. Todos os dispositivos são universais podendo servir qualquer outra função futura que venha a ter necessidade.

* Este canal não é de emergência. Para emergência deve usar os meios tradicionais primeiro, e de seguida CB no canal 3 ou 9 e o 333 dentro da rede Meshtastic/DEFLORA.

Mais novidades em breve, qualquer dúvida ou comentário nos nossos canais habituais: social.