333Banda do CidadãoEmergênciaPMRPrepperRadio AmadorSegurançaSem categoria

Estão à espera de quê?

Estão à espera de quê?

O mundo em que procuramos estabilidade e segurança mostrou-nos recentemente que é tudo menos isso. Não foi por falta de aviso, mas ninguém queria acreditar. Mas que aviso? Pois… não vem na televisão e quem nos avisou eram alguns loucos, ou não seriam?!

Primeiro foi a pandemia. Mudou tudo sem que pudéssemos evitar. Ninguém nos perguntou se queríamos, se concordávamos ou achávamos bem. Puseram-nos de castigo como se fossemos crianças ou coisa parecida, e o mundo sofreu ao ponto de não voltar a ser o mesmo.

Depois veio a Guerra na Ucrânia. Esqueceu-se o vírus mas veio outro terror pior e, sem máscara ou vacina, salvadora. Agora, mais uma vez, o impensável aconteceu. Mortes e a economia destruída, só para resumir. Ainda não acabou, nem acaba, não há duas sem três lá diz o ditado popular.

O impensável acontece e o povo espanta-se, indigna-se, diz que o mundo está perdido e culpa alguém, alguma nação ou alguma coisa. Dá palpites, preocupa-se…

Estão à espera de quê?

Aqui tratamos de rádio comunicações, de preferência livres. Já pensou que se falharem os telefones e a Internet, fica impossibilitado de falar seja com quem for, mesmo que estejam fisicamente perto? Consegue viver com isso? E os outros conseguem? E se, ao mesmo tempo, houver algum tipo de desastre? Ou guerra?

URGENTE !!! É para ontem ter equipamento de rádio comunicações e saber utilizá-lo. Garantir que fala com outras pessoas sem a necessidade de uma rede de telefones ou Internet. Falar com familiares, amigos ou outras pessoas que se possam entreajudar em caso de necessidade. Comunicar é sobreviver!

Pode parecer pouco importante um rádio CB ou walkie talkie PMR446 quando há fome, violência ou guerra. Mas em todos os casos, mesmo nos mais simples, necessita de saber informações vitais ou comunicar com alguém. Quanto mais grave a situação mais as comunicações são importantes. Pense bem, mas não demore muito. Desligue o telefone e a Internet por uma manhã inteira ou um dia inteiro se for capaz e veja o resultado.

Isto não é brincadeira. É para ontem e a responsabilidade é integralmente sua. É urgente providenciar a toda a família meios de comunicação. Está à espera de quê?

Conheça e treine o plano de emergência 3-3-3

Leia o Manual de iniciação às radiocomunicações livres

Comunicar é sobreviver.

Exemplo de cenário plano 3-3-3

(pequeno excerto do Congresso Internacional Prepper – Portugal Preppers)

Deixe um comentário