EmergênciaEquipamentoPrepperRadio AmadorRadio Frequências

Porque o Treino Semanal do Plano 3-3-3 na CB funciona em USB

Antes de mais importa esclarecer que a emissão do Plano de comunicações alternativas 3-3-3 funciona em Amplitude Modulada (AM) por ser aquela modulação mais antiga e por ter demonstrado melhores resultados. Antes mesmo dos rádios CB terem FM funcionavam apenas em AM. Entre eles os famosos GE 13B ou o Cobra 148GTL. A cada três horas no canal 3 da CB é emitido a partir de Lisboa uma chamada geral pela estação FB1 como forma de manter a regularidade necessária a uma situação de colapso das comunicações ou emergência nacional.

Embora inicialmente, quando foi lançado em Portugal em 2019, o Boletim Informativo do Macanudos e a emissão do Plano 3-3-3 funcionassem em FM, mais tarde após testes realizados, em 2020 decidiu-se passar para AM. Desde então as emissões do Macanudos.org mantêm-se em AM.

No entanto, desde inícios 2020 passou a realizar-se o treino semanal do 333 aos sábados pelas 21h também em USB, que é uma das forma de Bandas Laterais. Tal decisão deveu-se a vantagens das Banda Laterais que passamos a explicitar:

  • Maior Alcance (mais potência em banda mais estreita);
  • Menor ruído na receção;
  • Menor interferência;
  • Amplo uso de bandas laterais em rádios CB;
  • Menor possibilidade de ser interferido por emissões em LSB;
  • Convenção que acima dos 10 MHz utiliza-se USB.

Ou seja, devido às vantagens acima explicitadas que permitem maior potência concentrada em menor espaço de espectro, e a sua ampla utilização em rádios CB em equipamentos já existentes, convencionou-se que o treino semanal do plano 3-3-3 passaria a operar também em USB (Uniform Sierra Bravo).

Isto porque, por um lado tem sido convencionado no rádio amadorismo que nas ondas curtas abaixo dos 10 Mhz se usaria a LSB e acima a USB. Mas também porque embora convencionado por vezes (como no famoso canal 34 em PT da CB) é usado LSB, o uso de USB no treino semanal do 333 e para situações de emergência mostra-se menos interferido.

Assim desde 2020 o treino semanal do plano de comunicações alternativas 3-3-3 passou a operar, após as primeiras chamadas em AM, também em USB. Das 21:00 às 21:05 ou até que todas as estações tenham comunicado em AM, só depois o treino semanal passa a USB.

O que são Bandas Laterais?

Em comunicações de rádio, modulação de banda lateral única (SSB) ou modulação de portadora suprimida de banda lateral única (SSB-SC) é um tipo de modulação usada para transmitir informações, como um sinal de áudio, por ondas de rádio. Trata-se de um melhoramento da modulação de amplitude (AM) porque usa a potência e a largura de banda do emissor com mais eficiência. A modulação de amplitude produz um sinal de saída cuja largura de banda é duas vezes a frequência máxima do sinal de banda base original. A modulação de banda lateral única evita esse aumento de largura de banda e o desperdício de energia numa portadora, ao custo de maior complexidade do dispositivo e ajuste mais difícil no recetor.

Que rádio CB têm bandas laterais?

Actualmente no mercado o President McKinley é o rádio CB comercializado que tem bandas laterais e que mais tem sido vendido, especialmente por ser de uma marca de renome e a quase única alternativa plenamente legal.

 

Rádio CB multimodo, dimensões DIN para poder ser embutido num compartimento de dimensões iguais à de um auto-rádio convencional.

 

Comercializado pela RMS aqui

 

Para além desse rádio CB totalmente legal, existem outros rádios da Banda do Cidadão que fazem essas bandas (SSB) mas a maior parte ou já não é fabricada ou não é comercializada em Portugal, para não falar que alguns são rádio de rádio amador por fazerem outras frequências além dos 11 metros (CB) e portanto necessitarem de licença – não podendo ser usados livremente:

  • BC980SSB – Uniden CB Radio with SSB
  • DX2547 – Galaxy Base CB Radio with SSB
  • DX949 – Galaxy CB Radio with SSB
  • SR955HPC – Stryker 10 Meter 60+ Watt PEP Amateur Ham Radio with SSB
  • CRT-SS-9900 V4 – 10, 11 e 12 metros (comercializado em Portugal na RMS.pt)
  • AnyTone AT-6666 10 Meter Radio High Power 15W/45W/60W 40CH Mobile Transceiver SSB(PEP)
  • CB base LAFAYETTE 1200FM, AM/FM/SSB
  • Radio CB Superstar SS3900
  • President Lincoln (várias versões antigas e novas)

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Porque o Treino Semanal do Plano 3-3-3 na CB funciona em USB

Deixe um comentário