ActividadesAntenaBanda do CidadãoEquipamento

Antenas para os 11 Metros na Banda do Cidadão

O Macanudos.org vai dar início a uma série de publicações sobre antenas para a Banda do Cidadão. Desde diopólos horizontais até antenas verticais de meia onda, esperamos abordar todos os maiores tipos de antenas comerciais ou amadoras. Semanalmente iremos publicar uma antena para a banda dos 11 Metros, sendo que algumas, as DIY (“do it yourself”), serão o resultado das várias conversas, discussões e atividades que mantemos nas nossas plataformas sociais entre elas o Facebook e o Telegram.

Iremos abordar antenas para todas as situações, seja para para o veículos automóveis ou barcos, para barra móvel a pé ou estação de base de casa ou celeiro, para varandas, cimo do prédio, zonas urbanas ou campestres e até para situações de emergência ou campanha.

Os artigos serão da autoria dos próprios macanudos que poderão chamar a si a redação dessa página temática, contactando para tal a coordenação do Macanudos.org com a sua proposta. Cada artigo sobre determinada antena será acompanhado de preço e fornecedores em Portugal, dificuldade de construção, materiais envolvidos, e resultado de testes realizados. Também deverá conter as sua especificação assim como os locais e circunstâncias em que deve ser usada. Nos testes realizados será utilizado o treino semanal do plano 333 para registo de resultados na emissão e o boletim informativo (Lisboa ou móvel) para registos de receção. No final a comunidade poderá comentar o artigo no próprio site com os resultados a que chegou ou adicionando informações que ainda não constem da página da antena em causa.

Está na hora de contribuir para o macanudos.org, envia já um email para o departamento técnico com a antena que pretendes especificar para que possamos organizar fotos, relatórios e dados técnicos etc.. Irá receber em resposta uma minuta de dados que devem constar em todos os artigos.

Se não tem conhecimento sobre antenas mas gostarias de contribuir, pode sempre participar com um artigo sobre a tua estação para a rúbrica Macanudos no Ar: CB Memórias.

 

Faixa dos 11 metros – Banda do Cidadão

A operação de rádios da banda do cidadão não requer licença e pode ser usada tanto para comunicações comerciais como pessoais. Como muitos outros serviços de rádio móvel terrestre, vários rádios numa área local compartilham um único canal de frequência, mas apenas um pode transmitir de cada vez. O rádio está normalmente no modo de recepção para receber transmissões de outros rádios no canal; quando os usuários querem falar, o operador pressiona um botão “push to talk” no rádio, que liga o transmissor. Utilizam-se rádios bidirecionais que operam em 40 canais próximos a 27 MHz na banda de alta frequência. A banda de cidadãos é distinta de outras alocações de serviços de rádio pessoais, como FRS, GMRS, MURS, UHF CB e o Serviço de Rádio Amador.

Saber mais sobre as frequências CB e sobre a Banda do Cidadão.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Antenas para os 11 Metros na Banda do Cidadão

Deixe um comentário