Comunicações OffgridLoRAMeshtastic

Rede DeFLoRa Golf Tango

Após o lançamento da rede DeFLoRa com cerca de 6 dispositivos (3 nodes), a administração conseguiu configurar e montar um total agora de 14 dispositivos (5 nodes) em vários locais de Lisboa e arredores para a realização de testes. E, com isso, surge então a versão 0.2 (golf tango) da DeFLoRa, rede LoRa. Foram realizados testes de alcance, com diferentes antenas, sempre respeitando os parâmetros legais, assim como vários equipamentos, e uma variedade de usos e instalações.

Macanudos, o Meshtastic testado que está, vai seguir em Portugal pelos seus próprios pés. Uma versão privada porque é a única que garante o financiamento de nodes comunitários. Sem nodes bem colocados, o projecto não consegue cobrir grandes territórios e fica à mercê da boa vontade dos utilizadores meshtastic próximos (muito). Para nós, sem uma boa base de cobertura rádio, ainda que funcione em bandas livres, não satisfaz as nossas necessidades. Necessidades de comunicações rádio, fora da rede, para emergência, busca e salvamento, sala de chat e mensagens privadas, geolocalização privada, sensores ou domótica e uma série de outras actividades e activações que os macanudos executam.

Além disso, a rede DeFLoRa também foi criada para evitar a “contaminação” de dispositivos Meshtastic com dados vindos pela internet (MQTT). A rede DeFLoRa é uma rede Meshtastic privada que funciona exclusivamente por rádio, sendo que o mapa (interno) apenas apresenta os dispositivos no raio de alcance rádio.

Trata-se de uma rede LoRa privada. No entanto pretende criar uma teia de dispositivos capazes de encaminhar pacotes via rádio ao serviço dos clientes públicos e a todas as outras redes privadas. Usa rádios baratos LoRa e o software opensource Meshtastic.org.

ATAK

Tendo em conta que a rede Meshtastic, LoRa, neste caso DeFLoRa necessita de equipamentos bem colocados e autónomos, foi criada a subscrição à rede, permite acesso a mais antenas,  suporte personalizado e mais. O montante total das subscrições destina-se à colocação de novas antenas, em pontos bem localizados, para servir tanto a rede pública Meshtastic.org.

Uma vez subscrita a rede DeFLoRa, o utilizador passa a ter acesso às localizações dos routers privados, comunitários e móveis, por meio de um canal privado da área do seu alcance rádio. Ou seja, todos os dispositivos estarão via rádio. Além do encaminhamento de mensagens do membro subscritor, este também terá acesso ao canal nacional onde as várias zonas se encontram, e ao suporte personalizado. Acima de tudo os nodes comunitários são colocados para servir os subscritores da rede.

Assim, mais afinado, o projeto lança as regras de participação na rede e subscrição, a malha comunitária e gateways, o canal privado, o canal nacional e o local, assim como a estrutura de canais alternativos, e a final, o resultado dos testes realizados. Agora num novo site: DEFLORA.NET

Tudo com vista à realização de uma Assembleia efetuada no dia 9 de Fevereiro de 2010, às 21:30, online.

Em que se aprovou: https://deflora.net

  • Apresentação da Rede DEFLORA
  • Termos e condições de adesão
  • Aprovação de nodes comunitários (LX5 e ALM1)

Com este artigo, e essa Assembleia, o Macanudos ponto Org encerra a sua participação ativa na construção da primeira rede LoRa Offgrid em bandas livres em Portugal, continuando no entanto, a apoiar o projecto DeFloRa, mas prosseguindo no seu foco primordial, promover e divulgar o uso das bandas livres, as faixas de rádio que qualquer cidadão pode usar, sem recurso a licenças ou pagamento de quaisquer taxas.

Continuarão a haver artigos no Macanudos.org sobre LoRa, Meshtastic e Antenas, Rádios, Bandas Livres, o que já sabe. Mas se quer Comunicações Offgrid Digitais e Confidenciais em Banda Livre LoRa, é na porta ao lado em DEFLORA.NET

 

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário