ActividadesBanda do CidadãoEmergênciaEstações de CBLegislaçãoMacanudosRadio FrequênciasTelecomunicações

Resposta à embirração do João Saraiva ao projecto Macanudos

Chegou ao conhecimento da gestão do Macanudos que o “SóRaiva” pretende emitir no canal 3 da banda do cidadão algo a que chama “beacon”. Não só não é a primeira vez que este indivíduo tenta copiar ideias e projetos que desenvolvemos com muito trabalho e dedicação, como volta a atacar pessoalmente e institucionalmente sem qualquer racionalidade ou argumento válido.

No dia em que Boletim do Macanudos foi lançado em Setembro de 2019, após a apresentação da ideia e projeto Boletim Informativo de meia em meia hora e do plano de comunicações de emergência no canal 3 da Banda do Cidadão, no 1º Encontro Nacional de Preppers surgiu uma cópia rasca emitida por essa criatura. De imediato, na qualidade de presidente da FUTURAGORA e criador do Boletim Informativo, enviei um email para a sua associação informando que não poderiam manter tal emissão, não por se tratar de uma cópia rasca, como o era, mas por se sobrepor à nossa emissão. Na altura o resultado foi a remoção imediata dessa emissão. (anexo email então enviado);

Não satisfeito, tal era a raiva de não ter conseguido aproveitar para si e seus projectos uma ideia tão bem desenhada como a do Boletim Informativo, esse indivíduo realizou uma denúncia à ANACOM que culminou na vistoria realizada a dia 21 de Outubro de 2019 nas Olaias, nas estação Mike05. Tal vistoria validou formalmente a sua existência e a sua legalidade. Tais emissões vieram fazer parte de um projecto independente dedicado às radio comunicações livres primeiro, rádio amadoras por extensão e de emergência por necessidade, que corre de vento em popa sob a designação O Macanudos.org. Aliás, a questão foi levanta por diversas vezes pelas associações e pelo presidente “SóRaiva” que apelida essas emissões de ilegais embora todas as provas em contrário.

Poderíamos alongar-nos com um rol detalhado das indecências, ilegalidades e insultos proferidos por tal pessoa, muitas vezes em representação de associações de rádio amadores, rádio operadores e de emergência, mas consideramos que só estaremos a alimentar o “troll”. Não estamos apenas a falar de denúncias, estamos mais a falar de calúnias e de roubos claros de ideias e projectos legítimos que criámos com todo o amor e carinho e cuja a utilidade está comprovada pelas centenas de pessoas registadas nas nossas plataformas (mais de 500 no site, 1700 no facebook, 180 no Telegram, Whatsapp, Zello, Discord, IRC, etc…). Até o nome Macanudos foi já por duas vezes utilizado para criar grupos com nome semelhante.

A título exemplificativo relembramos diversos post e vídeos desses sujeitos caluniando a minha pessoa e dos meus colegas Miguel Santos e Ana Pardal-Monteiro, desancando nos nossos projectos e actividades (Treino Semanal 333, Manual de Iniciação às Radio Comunicações, QTHmap, QRG Livro de Rádio Frequências, Passatempo Eu sou um bom Macanudo que teve várias seasons e muito mais) com a única finalidade ilegal/imoral de tentar chamar a si aquilo que gostariam de ter sido fundadores. Veja-se a nossa resposta ao beacon ilegal do Macanudos ainda recentemente. Muitas dessas afirmações infelizes desaparecem posteriormente quando se apercebem da miséria que representam, e provavelmente forçado pelos seus associados, daí que o mesmo esperamos desta atividade que agora criticamos pública e abertamente.

Então o nosso Boletim Informativo de meia em meia hora e emissão do plano de comunicações de emergência 333 são ilegais e o deles não é? Nem vale a pena responder…

Para o que aqui interessa é o registo de mais um devaneio desse individuo que nem sequer consegue justificar porque foi agora para o canal 3 da Banda do Cidadão com um pseudo-boletim que nada mais tem de finalidade do que tentar angariar para si as dezenas de pessoas que regulamente ouvem o Boletim Informativo e participam no plano 333.

Sem prejuízo de agirmos judicialmente contra esse indivíduo fica mais uma vez o nosso desagrado registado neste blog, nas diversas plataformas e por email enviado ás associações em causa.

Pelo Macanudos.org
Rolando Cardoso
Coordenador

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário