Resposta ao artigo APROSOC contra beacon’s na CB

Resposta ao artigo “APROSOC contra beacon´s na CB (citizens band)”

https://aprosoc.pt/blog/2021/12/12/aprosoc-contra-beacons-na-cb-citizens-band/

Respirem fundo… isto vai demorar… e a alguns vai doer.

O título revela que a APROSOC é contra os beacons (o plural em inglês não se faz com “´s”, isso quer dizer outra coisa). Mas afinal de que é que a APROSOC não é contra? Eu digo-vos. Dos associados que pagam quotas altíssimas e que não contestam a direcção. Tudo o resto é paisagem, só o oásis interessa… ou será uma miragem?

O CB tem os seus canais ao abandono, não são com certeza dois beacons, em canais que tipicamente nem são utilizados, que ocupam ou estragam a banda do cidadão. Por exemplo, quem é que alguma vez sentiu falta de utilizar o canal 3, a não ser lá para a zona norte do país onde o boletim informativo do Macanudos.org nem chega? Tem juízo Saraiva.

Diz que vai denunciar […] todas as estações que sejam detetadas nas referidas condições, nomeadamente as já em funcionamento no canal 3 nas Olaias em Lisboa, e em Canal 27 em Aldeia de Juzo[…]. Todas? Já identificaste as únicas duas que existem. Disse ainda “[…] a CB não pode ter tantos canais ocupados com interferências, monopólio e estações automáticas que se sobrepõem aos legítimos utilizadores manuais da CB“. Tantos canais? Dois? Será que li bem? Ainda queres que os teus associados localizem essas fontes de interferência? Uma caça aos gambozinos? Além disso quantos associados é que se incomodam com o boletim informativo no canal 3 e a baliza da Lidercom no canal 27? Tem juízo Saraiva.

Só há uma autoridade que regulamenta este assunto, a ANACOM. A APROSOC não tem nenhuma autoridade para o que quer que seja, a não ser denunciar o que bem entender, mas isso é uma guerra perdida. Já um ou dois invejosos do CB, a quem desejo as melhoras, nos denunciou no passado. Isso já foi tornado público mais do que uma vez. Por esse motivo, de que serve dizeres que vais denunciar aquilo que já foi denunciado e que está legal? Qual é a lógica? Só se for atirares areia para os olhos dos macanudos que ainda não te conheçam. Tem juízo Saraiva.

Assim recomendo que dês melhor uso ao teu tempo pois estás a ser pago pelos teus associados. Ainda não percebeste? Lê as linhas abaixo do e-mail que recebemos da ANACOM.

De: Atendimento <info@anacom.pt>
Subject: ROLANDO CARDOSO – Fwd: ROLANDO CARDOSO – Fwd: Pedido de Informação (2) – [XEO8383605617:8383233263]
To: <>

Exmo. Senhor Rolando Cardoso,

Na sequência do seu correio eletrónico, informamos que no âmbito das competências da ANACOM, foi desenvolvida ação no local, concretamente, na Rua Professor Mira Fernandes, Lt 40 – 3.º Drt., Olaias, Lisboa, e que as diligências efetuadas concluíram sobre a não existência de indícios da prática de ilícito ou ilegalidade.

Mais se informa que a utilização de estações da banda do cidadão, desde que cumprindo as especificações técnicas definidas no Quadro Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF), se encontra isenta de qualquer título habilitante e, conforme se constatou, de acordo com os diplomas legais cuja competência de fiscalização se encontra atribuída à ANACOM.
Com os melhores cumprimentos,

Maria Corte-Real
Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao Público

 

Fica assim definitivamente encerrado este assunto da legalidade do Boletim Informativo e Plano 3-3-3 a que chamaste beacon.

 

 

A saber: O Boletim informativo e o macanudos.org são da autoria de três pessoas, Ana Monteiro, Rolando Cardoso e minha, Miguel Santos. A emissão do boletim informativo é feita de minha casa nas Olaias, local de onde também costumo fazer o treino semanal do Plano 3-3-3 aos sábados ás 21:00 em canal 3. Por isso posso falar. Fui eu que abri a porta à ANACOM e foi em minha casa que estiveram. Essa é também a morada oficial da minha estação de radioamador CT1DYT.

A quem interrogar porque neste texto trato por tu o Presidente da APROSOC aqui vai: Eu conheço o João Saraiva desde novo, dos tempos do CB. Depois fizemos exame para radioamador no mesmo dia. Já nesse tempo tivemos os nossos desentendimentos, mas cada um sabe de si e Deus sabe de todos. De tempos a tempos falamos ao telefone. Por isso este seu artigo não tem lógica, não tem fundamento, tem sim algum objectivo escondido ou simplesmente o João acordou com os pés de fora e… deu um tiro no pé.

Eu, e os restantes fundadores do macanudos.org, tudo fazemos de forma gratuita a bem do hobbie, e assim o continuaremos a fazer dentro da legalidade.

A todos um bom Natal com muitos rádios e saúde.

Miguel Santos, Mike 05, CT1DYT

9 thoughts on “Resposta ao artigo APROSOC contra beacon’s na CB

  • 13 de Dezembro, 2021 at 23:03
    Permalink

    Infelizmente esse iluminado coitado a ver se lhe damos alguma dignidade pois é um desgraçado que fala mal das coisas e depois cria grupos para as mesmas coisas de qua acabou de dizer mal a ver se me recordo aqui de alguma agora : SOS montanhismo não tem ninguém na frequência formou um grupo para o mesmo fim mas da APROSOC meteu uma instituição Nacional ao barulho a qual inclusive procedeu a um esclarecimento que tal associação em nada tem a ver com a mesma estou a referir-me á Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, andava tão sossegado e agora acordou novamente, deve ser por causa da época natalícia, enfim um iluminado e atenção só ele é que sabe e só ele é que faz bem Força que tens somente os teus associados contigo eu não de certeza e lamento o que andas a fazer ao HOBBIE Atentamente António Reis EX CT5KKM actual CS7AXG, Pancadas 2 em CB e 6284 em PMR ( P.S. já nado nisto dos rádios desde 1988 sem parar )

  • 14 de Dezembro, 2021 at 0:34
    Permalink

    Quero apenas relembrar que, actualmente, a rede “O Á S I S”, indiretamente mencionada neste artigo, nada tem a ver com a “A P R O S O C”, ou com o seu presidente, o qual, por força do seu pedido de demissão de associado da “A N A R P T”, já não faz parte da dita rede.

    • 14 de Dezembro, 2021 at 3:28
      Permalink

      Olá Gonçalo Sobral Oasis 215, então se nada tem a ver a rede Oasis com a APROSOC, porque acataram os OASIS as ordens do J.S de NÃO UTILIZAR O CANAL 7-7, NÃO RESPONDER A CHAMADAS NO CANAL 7-7? Nos pode esclarecer já que é um OASIS!

      • 15 de Dezembro, 2021 at 2:39
        Permalink

        Caro Carlos Pinhão, acabei de responder á sua questão no Facebook, a qual a copio para aqui:
        “Carlos Pinhão boa noite. Informo que, dentro da rede “O Á S I S” não há qualquer ordem ou limitação para que os seus membros não usem ou estabeleçam QSOs no canal 7-7 em PMR446.
        Aproveito a oportunidade para convidar os membros do canal 7-7 para participarem nos nossos treinos semanais, ao domingo de manhã no canal 12 em PMR446 e em CB.
        Da mesma forma, teremos todo o gosto em participar nos vossos exercícios, se, atempadamente, nos informarem o vosso plano de atividades para o podermos, inclusive, divulga-lo internamente.
        Entretanto, serão muito bem vindos aos nossos grupos no Facebook, onde poderão tomar conhecimento das atuais atividades.”

  • 14 de Dezembro, 2021 at 19:00
    Permalink

    Reposta pessoal de João Paulo Saraiva a Miguel Santos

    Em primeiro lugar o teu texto contém inverdades que atentam contra a minha honra e dignidade, pelo que deixarei para o Ministério Público aquilo que ao Ministério Público compete, contudo, não deixarei de repor a verdade dos factos.
    Não, não sou pago pela APROSOC para rigorosamente nada, ao invés do que o teu texto refere.
    Não, não é uma decisão insólita do Presidente da Direção da APROSOC, mas sim de uma ação resultante da manifestação de um conjunto de Associados que se sentem lesados pelo facto de por vezes serem sobremodulados pela Vénus, uma estação automática que não verifica se o canal está ocupado.
    Não, não é verdade que a APROSOC alguma vez anteriormente tenha denunciado a referida estação ou que a ação de fiscalização anterior tenha algo a ver com a APROSOC.
    Não, não é inveja, talvez como não usas o CB ou raramente o usas não tenhas noção da dimensão do problema.
    Quanto às quotas da APROSOC e ao facto de a macanudos.org nada cobrar pela informação tecnicamente deturpada que presta a tudo e a todos, a qualidade paga-se e, talvez nos dediquemos gratuitamente a prestar informação sobre energias alternativas e onde adquirir sistemas no estrangeiro, que me dizes?
    O meu problema não é o Miguel Santos nem o macanudos.org, o meu problema é o facto de um conjunto de Associados, em que me incluo, serem afetados pela impossibilidade de uso de vários canais no CB, entre eles o canal 3, em especial quando a propagação está aberta.
    De uma forma ou de outra o problema vai resolver-se e, se a ANACOM, o MP e Provedora de Justiça não virem ilícito, enão vais ter outra Vénus no canal 3, ai quero ver que argumentos tens para invocar que tens mais direitos por antiguidade 😉
    De facto, já nos conhecemos à alguns anos, ao longo dos anos alguns desenvolvem o seu sentido ético, outros continuam a ser “fugitivos zero cinco” e afins.
    Como te foi dito pelo presidente da ANARPT, já nada tenho a ver com a rede OÁSIS ou com a ANARPT, portanto mais um tiro que deste no pé, pois afinal sabes tanto e revelas saber tão pouco, ao ponto de desencadeares um ataque pessoal sobre um artigo que nem sequer mencionava o teu nome. Deves ter mesmo ficado muito incomodado para desceres ao nível da maledicência gratuita, mais um tiro que deste nos pés.
    Já agora para quem não sabe, estávamos nos anos 80 quando conheci o Fugitivo 05, na época todos fazíamos piratarias no rádio. Fiquei com um rádio do Miguel para fazer modificações, que posteriormente que me foi subtraído e passei anos para resolver esse assunto, era um Midland 6001. Há talvez uns 3 anos atrás reencontrei o Miguel e recompensei-o com um CRT 6900 e ainda um portátil PMR446. Após uma longa troca de ideias em minha casa, o Miguel, que andava há décadas desaparecido do CB onde por acaso ando ininterruptamente desde 1978, diz-me que acompanhava os meus vídeos e se apercebera da atividade no CB e ia regressar e fazer algo, cria o programa 3-3-3 e, regressou dos mortos para fazer aquilo a que ele apelida de concorrência com ideias próprias e ideias minhas. Claro que ele terá uma versão diferente dos factos, afinal de contas incrementou nas minhas ideias partilhadas na referida reunião e em horas de conversa ao telemóvel, a Vénus, mas já se perguntaram quem valida a alegada rede de comunicações do plano 3-3-3 como rede de comunicações de emergência?
    Pois bem, a APROSOC está legalmente reconhecida para apoio às radiocomunicações de emergência e tem técnicos de proteção civil e licenciados em proteção civil que validam os programas, quem é o Mike 05 tecnicamente em matéria de proteção civil? Quem são os técnicos e licenciados em proteção civil da macanudos.org que validam o que ali é escrito no âmbito da emergência?
    Como é público, dedico-me às radiocomunicações de emergência desde meados dos anos 90, com várias publicações em jornais, revistas, e órgãos de comunicação social audiovisuais, cometi erros como qualquer outro humano, aprendi com os erros e assumi publicamente esses erros. Cheguei a ter vários beacons de voz a funcionar, tal como o da macanudos.org, mas reconheci o erro de estar a sobremodular outros colegas sem que legalmente tivesse esse direito, pelo que desativei tudo.

    Se fosses inteligente e tão técnico quanto dizes ser, arranjarias forma de a Vénus reconhecer quando o canal está ocupado e não transmitir quando alguém está no canal, até porque nem todo o mundo sabe o que se passa no canal 3, e quem vem de fora (por exemplo de férias) tem tanto direito a usar o canal quanto a Vénus.
    Fica uma garantia minha, de uma forma ou de outra a Vénus será silenciada, se não for por decisão judicial será por ação recíproca no mesmo canal e nota, não só nunca meti portadora, como até respondi e respondo a várias chamadas em canal 3, canal onde aliás regra geral só vais ao sábado já que nunca respondes às inúmeras chamadas.

    Não vou dar mais atenção pública a este assunto e, quanto aos demais comentários tecidos na página da macanudos.org, não me merecem qualquer atenção ou consideração.

    Como vês, devias ter respirado fundo antes de responder com tanta inverdade e falta de propriedade, mas ainda estás a tempo de respirar fundo antes do próximo episódio, afinal isto ainda agora está a começar, senta-te, come umas pipocas e aprecia o resto do jogo, no final quem ganhar ganhou, sem rancores, afinal de contas a vida é um desporto e, cada um joga como sabe.

    Como meu semelhante, apesar de tu teres uma religião e eu não (o que não te superioriza nem me inferioriza), não se me oferece atacar-te como me atacaste a mim e sabes porquê? Porque dadas as minhas competências técnicas um dia posso ter de socorrer-te e, podes ter a certeza de que não o farei de modo diferente do que faria com qualquer outro semelhante, porque todos me merecem a mesma boa ação.

    Saudações e boa sorte em juízo Miguel, porque vais precisar dela, que o teu deus de dê sorte e guarde.

    Para quem acredita que a APROSOC tal como o Miguel diz, não publica nada gratuitamente para o público em geral, recomendo que mude de lentes para observar a página: https://www.facebook.com/aprosoc.pt

Deixe uma resposta