SDR

História dos SDR em Portugal

Um pouco de história, o que é um SDR e quando surgiram os primeiros em Portugal:

O que é um SDR?

SDR é a abreviatura de Software Defined Radio – Rádio Definido por Software  – e consiste no uso de um computador, um digitalizador de RF e respectiva antena, e software adequado para “ouvir” (eventualmente emitir) emissões de rádio. Pode-se comparar SDR a um scanner de rádio, onde os amantes da rádio escuta passam horas a descobrir e ouvir frequências que chegam até à antena, sejam conteúdos de voz ou dados. Tudo isto com um aspeto visual permitindo “ver” o que se passa em toda a banda, o chamado waterfall.

Breve História dos SDR

Tudo começou quando Antti Palosaari, um finlandês que escreve drivers de placas TDT para Linux, descobriu as potencialidades de alguns dongles USB. Concluiu que as placas baseadas num chipset específico – Realtek RTL2832U – eram perfeitamente controláveis e podiam enviar os dados para a aplicação. O primeiro relato da sua descoberta foi publicado em 9 de Fevereiro de 2012.

SDR em Portugal

Em 2013 um projecto de um estudante do ISEL, Filipe Pereira (CR7AFP), estação localizada em Vila Nova de Famalicão, composta por 1 antena Delta Loop de onda completa para os 80m, e um SDR DDC/ADC com 192KHz de amostragem, Servidor Debian com 10 Mbit de upload, em fase de testes, torna-se a primeira referência conhecida de projecto de SDR no nosso país. Mas foi somente em 2017 que o projeto de Filipe Pereira (CR7AFP) foi colocado em funcionamento e aberto ao público. Este projecto conta com a possibilidade de escuta nas faixas de frequências dos 2 metros e dos 80 metros, sendo que já se encontrava prevista a adição de novas faixas, na altura. O receptor em questão permite a receção do espectro entre 10 kHz e 32 MHz por até 4 utilizadores em simultâneo, sendo que um dos acessos se encontra reservado para uso interno.

Mais tarde, surgem outros SDRs um pouco por todo o lado, muitos sem continuidade, e neste momento encontram-se ativos uma dúzia deles, sendo que alguns ainda estão em fase de testes.

Em Abril de 2021 o Macanudos lança o seu primeiro SDR em Lisboa e mais tarde em Tomar, Almada e Sintra. À data encontram-se publicamente disponíveis o 31FASDR1 e o 31FASDR2 na área da grande Lisboa. E mais a caminho.

Durante o ano de 2021 os SDR de Santarém SDRPT HF/VHF/UHF/CB/OSCAR-100/Banda Aérea tornaram-se numa referência desse tipo de rádios em Portugal derivada à instalação e continuidade desse projeto que aplaudimos.

E entretanto outros SDR surgiram em Portugal cuja a lista passamos manter na Vénus (bot telegram) e na página Macanudos SDR.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário