333EmergênciaEquipamento

O rádio da moda QUANSHENG

Para aqueles que não estão a par, o rádio da moda. Estamos a falar do QUANSHENG UV-5K(8), um rádio de amador, similar aos Baofengs e Retevis mas que permite, depois de “martelado”, escutar as ondas curtas e muito mais. Basicamente desde o 18 Mhz até lá acima, UHF e VHF (13000 Mhz).

Quansheng UV-K5: Uma Opção Acessível e Versátil para Radioamadores

O rádio transceptor portátil Quansheng UV-K5 tem despertado interesse considerável na comunidade de rádioamadores devido ao seu preço acessível e uma série de características notáveis.

Características Técnicas
O Quansheng UV-K5 é um transceptor de 5W que opera nas bandas de 2m, 70cm e 1.5m. Uma de suas principais características é a ampla faixa de recepção, que vai de 50 a 600MHz, incluindo a capacidade de receber transmissões em AM, como as de banda aérea. Além disso, o equipamento oferece funcionalidades avançadas como contador de frequência, decodificador CTCSS rápido, compartilhamento de canais via RF e bloqueio por senha. Saber as especificações: aqui

Spectrum é um software que permite ao rádio apresentar no ecrã o espectro da banda, à semelhança dos SDR. Saber mais sobre o Spectrum: aqui

Hack e rádio experimentalista

Pelo facto de ter sido trabalhado por meio de reverse engineering, este é o primeiro rádio ao estilo de “Baofeng” que permite a sua manipulação posterior das funcionalidades por meio de software; produzindo assim um firmware que pode ser carregado no equipamento. Se acabar com um rádio destes e um firmware ineficaz, pode sempre voltar ao de origem através do oficial disponível também aqui. Este rádio faz o que os habituais rádios dual band de amador fazem, mas faz mais. O rádio embora teoricamente permita a emissão nas ondas curtas, como foi desenhado para ser um rádio amador dual band (2 cm e 70 cm), emite com muito pouca potencia nas frequência curta ou ou superiores às designadas, deixando outras bandas – harmónicas – fortemente comprometidas.

Avaliação

Com base em 10 avaliações que analisámos, o Quansheng UV-K5 tem uma classificação média de 4,3 em 5, o que indica uma receção geral positiva por parte dos operadores. Os aspectos mais apreciados incluem:

  • Ampla Faixa de Recepção: Os macanudos valorizam a capacidade do rádio de operar numa ampla faixa de frequências.
  • Compatibilidade e Recursos: A compatibilidade com acessórios Baofeng e a presença de recursos como botões laterais programáveis e carregamento USB-C são pontos altamente positivos.
  • Preço Acessível: O custo-benefício é frequentemente mencionado, com muitos considerando o UV-K5 uma opção económica com muitos recursos.

Por outro lado, alguns rádio amadores apontam limitações:

  • Limitações de Hardware RF: Problemas como dispersão de TX e sobrecarga de RX devido à falta de filtragem frontal foram notados.
  • Desafios na Programação e Manual Incompleto: Alguns utilizadores enfrentaram dificuldades para programar o rádio usando o software CHIRP ou o software do fabricante.

 

O rádio de sobrevivêncialista por defeito é um scanner (apenas receptor)
Não é só pelo preço atrativo de pouco mais de 20 euros que torna este rádio num verdadeiro rádio sobrevivêncialista. Nem tão pouco a lanterna incorporada, o acesso às rádios FM comerciais, ou o sistema meteorológico americano NOAA. Muito menos o facto de alterar entre duas bandas. Este rádio é um verdadeiro rádio prepper por escutar ondas curtas, especialmente as de broadcast. Com ele é possível ouvir o Boletim Informativo no CB canal 3, ouvir a banda aérea, a banda marítima, e muitas outras bandas de broadcast, até aos PMR habituais e repetidores amadores que os Baofeng já fazem.

Isto porque o tradicional rádio sobrevivêncialista sempre foi um rádio scanner para escutar. Não é só em filmes, que em situação de desastre se liga a rádio. Na vida real, é a ferramenta de comunicação mais crucial. Escutar. Poder escutar o que se passou ou vai passar. E este rádio cobre as bandas onde tal acontece. Talvez citando Ram Dass se possa melhor entender “The quieter you become, the more you can hear.” – quanto mais silencioso estiveres, mais conseguirás ouvir.

Legalidade

O rádio é vendido como rádio de amador para funcionar nos 70cm e 2m (UHF/VHF). Mas ouve as ondas curtas e por aí adiante. Para escuta será pouco debatível que não possa ser usado como um scanner tradicional. Para emitir nas bandas amadoras é obrigatória a licença de rádio amador. Fora delas, também pode ser usado na banda do cidadão (27Mhz) – debatível. No PMR466 não será debatível por ter antena destacável, o seu uso legal. São tudo pareceres e discussões jurídicas e sociais de anos que de devem ser solicitados à ANACOM e aos Tubarões, antes de carregar na PTT. Porque para nós, Macanudos e Preppers, este rádio é usado como scanner e não transreceptor.

Aliás, se é novo nestas andanças, começe por este site com o manual de iniciação à rádio, Frequências em Portugal  e Experimente o nosso SDR   , conheça o plano 333, e oiça o boletim informativo, junte-se às nossas redes sociais e grupos, registe-se neste site e crie a sua pinta no QTHmap.

Este artigo não pretende promover o uso destes equipamentos fora dos limites legalmente permitidos nem tão menos a licença de rádio-amadorismo.

 

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário