ActividadesBoletim InformativoRádio CBTelecomunicações

Estação FB1 – Boletim Informativo

Como já adiantado anteriormente, temos atualizações fresquinhas para os amantes do rádio CB: A estação FB1, conhecida como QRA Vénus, emissora primária do Boletim Informativo e do Plano 333 e está de casa nova!

Ainda em Lisboa, mas agora a brilhar em Marvila! Sob o comando do nosso dedicado operador “Sem Nome“, estamos mais preparados do que nunca para trazer a melhor comunicação para os Macanudos, no habitual QAP do canal 3 AM.

A melhoria mais relevante é a instalação de antena nova New Tornado,  que é uma imponente antena de CB de 5/8 em alumínio com mais de sete metros de altura e quatro radiais de quase 2 metros. Embora a instalação tenha de ser subida com novo mastro, o resultado inicial foi muito superior à anterior localização. Aliás os testes iniciais, em Amplitude Modelada (AM) – porque é a emissão do Boletim FB1 – demonstrou um raio de 30 km. Mas essa média foi superada com contactos registados até à Fóia no Algarve ou até Santarém. Fica agendada a recolocação da antena a cerca de mais 4 metros, para a remodelações de Natal, com a divulgação de mais um projecto inovador, a ser lançado em 2024, em que a Vénus (FB1) será também protagonista.

O sistema informático continua a ser o mesmo, mas turbinado com um disco SSD.
Especificação CPU: Raspberry Pi 4B, 4 GB, Disco SSD Kingston 120 GB (redundancia em cartão SD de 32GB). Conectividade 100Mbits Wifi.

Rádio: CRT Millenium com saída medida de 4W.

Outra alteração de relevo é a redução das emissões do boletim informativo para a cada hora, ao invés da habitual meia hora. Tal razão por questões vizinhança, e de um uso mais habitual do canal 3 AM e USB, como canal de chamada e rodinha entre macanudos. Contactos esses que podem ser ouvidos nos SDR dos macanudos.

Não menos importante, a ligação da Vénus à GPT e à sua API que permite reportar dados em tempo real além dos já habituais sensores. Estamos a falar de dados de propagação, dados sobre estações, artigos, incêndios e outras occorrências que tornam o sistema fabeacon do Macanudos numa avançada estação CB. Ou a sua consequente melhora e actualidade dos dados apresentados com novas e melhores fontes, que permitem responder aos pedidos dos utilizadores, em breve a pedido, por voz.

Agradecimentos aos macanudos e rádio amadores que tornaram possíveis estes avanços, e em especial às estações Quinto Império, Arrendust, Bigodes, Carlos51, Mike05, Sem nome e claro Vinte Sete.

Material adquirido em RMS, Pedro Nevada, e InforBatista.

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Estação FB1 – Boletim Informativo

Deixe um comentário