333ActividadesBanda do CidadãoEstações de CBMacanudosQTHmap

QTHmap Produção

As funcionalidades centrais do novo mapa do Macanudos foram testadas e, conforme planeado, entram hoje em produção. Para tal, cerca de 300 pontos já foram manualmente migrados, representando aproximadamente metade do total registado até agosto. As restantes localizações de estações e indicativos serão migrados gradualmente, à medida que os operadores acedam às respectivas contas e actualizem as descrições ou completem outros dados. Espera-se que este processo esteja concluído até dezembro, altura em que será lançada uma actualização proporcionando mais dados e melhorando funcionalidades, incluindo aspectos de rede social, interacção entre utilizadores e distâncias de QSO.

O QTHMap agora opera sobre a plataforma OpenStreetMaps, uma alternativa gratuita ao anterior Google Maps. Foram integrados neste mapa os dois projectos QRK e QSO, que havíamos lançado há anos com o objetivo de registar escutas (QRK) do boletim, além de outras atividades como o plano 333 ou outros treinos nas bandas livres. Para o registo bidireccional de contactos (QSO), agora interligado com o mapa, torna-se possível utilizar ambas as ferramentas de forma integrada. (nota: o acesso ao QSO, ao contrário do QRK, é restrito a utilizadores logados).

Para facilitar a utilização desta nova ferramenta, foi desenvolvido um painel onde é possível criar estações e indicativos, bem como apagá-los ou modificá-los. Este painel, além de permitir a consulta de registos de contactos e pontos no mapa, também possibilita a gestão do seu perfil. Este novo perfil, distinto do perfil WordPress, não é público por padrão. Assim, as estações e indicativos não podem ser associados aos operadores, garantindo total confidencialidade das actividades, caso o operador assim o deseje. Todos os perfis foram importados automaticamente para cada registo, num total superior a oitocentos macanudos inscritos no Macanudos.org

Consulte o manual e começe hoje a explorar o novo QTHmap.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário