Banda do CidadãoBoletim InformativoComunicações OffgridMacanudos

GEORADIO um sistema Macanudos.org

Encontramo-nos de novo em migrações e actualizações, desta vez com vista à eficiência e segurança para entregar em breve um produto Macanudos “chave na mão”. Esse produto é o conjunto de ferramentas e serviços (gratuitos) que ajudam na promoção das bandas livres, no seu uso mais regular e diversificado.

Este projecto, o Macanudos.org nascido em 2019 envolveu ao longo destes anos a construção de uma infraestrutura única dedicada às bandas livres. Essa infraestrutura informática e electrónica, que agora batizamos de GEORADIO, envolve uma teia diversificada de recursos, serviços e “frontends”. São essas ferramentas que levaram o Macanudos pelo país fora, fazendo dele um movimento de renascimento da Banda do Cidadão, e numa maior amplitude do uso das bandas livres.

O Macanudos nasce derivado do lançamento do Boletim Informativo. Um sistema de voz com dados e informações actualizadas que foi emitido a cada meia hora, no canal 3 da Banda do Cidadão entre 2019 e 2023, passando agora emissão horária. Tal projeto levou a criação do website por um lado e a um cunho de sobrevivencialismo por outro. Isto porque logo de início, os macanudos passaram a adoptar o plano de comunicações de emergência 333, no canal 3 do CB, como uma alternativa para comunicações de emergência ou quebra de comunicações, usando as bandas livres (mais tarde também no PMR446). Não fosse o lançamento oficial ter ocorrido no 1º encontro de Preppers (sobrevivencilistas) decorrido na Figueira da Foz, nesse ano de 2019, e a criação do primeiro treino semanal, os resultados encontram-se à vista.

GEORADIO
Georádio é o nome de código da integração dos recursos e ferramentas para operadores de rádio que compõem o Macanudos e outras fontes, recursos ou serviços externos. É materializado numa aplicação ou página reunindo num só local, estações e indicativos de amadores ou bandas livres e recursos para iniciados ou avançados. É uma união entre a tecnologia analógica dos rádios com os sistemas informáticos mais avançados.


Registe-se e teste o nosso novo mapa, participe.

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “GEORADIO um sistema Macanudos.org

Deixe um comentário