Banda do CidadãoEstações de CBMacanudosModos DigitaisPMR

Indicativos Macanudos

Os indicativos Macanudos são números de identificação de estações de rádio na Banda do Cidadão (ou outras bandas) com uma finalidade de facilitar alguns tipos de comunicação nomeadamente as comunicações digitais. Nas comunicações digitais como o js8call é comum as estações identificarem-se com um número a que designam de indicativo, e que permite um processamento digital dos dados de QRK e da estação em si.

Embora o Macanudos entenda que nas comunicações em voz na banda do cidadão deva ser usado o nome de estação como identificador, a verdade é que não existe essa prática no walkie talkie (PMR446) e tal não é viável em comunicações digitais.

Por isso, o Macanudos há alguns anos que regista indicativos a serem usados no CB, no PMR446 ou outras bandas ou modos digitais onde seja importante o seu uso.

A lista de indicativos apresentada no site contém os seguintes campo públicos: indicativo, estacao, pmr_outros, localidade, distrito, e privados: email e QRA de operador. Isto representa uma alteração em relação à lista anterior que continha o nome de operador como campo público porque queríamos na altura permitir registos de indicativos a users não registados no site (anónimos). No entanto mostra-se relevante conseguir contactar os indicativos, pelo que será obrigatório doravante, um email de contacto (não publico) além do nome (não público) para um registo de indicativo.

Se para o Treino Semanal do Plano 333 não se mostra relevante usar o indicativo, ao contrário para comunicações digitais esse indicativo revela-se crucial, desde logo porque identifica o país de origem da comunicação (31).

A composição do indicativo macanudos inicia com o código de Portugal, 31 seguido de “FA” (foxtrote alfa) e de um número (indicativo): 31FA007. O uso de zeros antes do indicativo é facultativo, podendo ser atribuídos de 0001 a 9999 (quatro dígitos).

Quando escolher um número deve ter em conta que o mesmo poderá vir a ser usado no PMR pelo que deverá considerar compatibilidade com o pmr446.org

Em breve, concluído os desenvolvimentos informáticos será possível o próprio utilizador inserir ou alterar os dados do seu indicativo, em concreto com o lançamento do novo QHTmap na futura aplicação 333/Macanudos para Android, Tablet, PC, IOS, Linux. Entretanto até lá contacte a secretaria para alterar ou registar dados no indicativos Macanudos aqui

Por fim será enviado um email a todos os registados no site a convidar ao registo de indicativo ou associação de indicativo existente.

Consulte a lista dos indicativos.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Indicativos Macanudos

  • A ideia inicial de atribuir indicativos (muito anterior à adopção dos modos digitais) foi a de os passar a usar durante as actividades rádio (como pode ler-se no artigo sobre os indicativos) em que deixaria de ser necessário indicar nome de estação, QRA e QTH que, por vezes, eram difíceis de entender (quer por serem confundíveis com outras palavras, quer porque obrigava a câmbios longos, por vezes repetidos várias vezes e até mesmo à utilização do código fonético internacional) quer por uma fraca recepção ou interferências de QRM. Deste modo, e perante a lista existente, bastava ao activante dizer o seu número FA, para o activador imediatamente saber com quem estava a manter contacto, sem enganos, nem demoras. Penso que seria de manter o QRA/Indicativo, nome de operador e localicadade para este fim: activações voz via rádio.
    Para os modos digitais, pois aí todos os seus utilizadores sabem que 31 se refere a Portugal e concordo com estas alterações agora propostas, salientando o facto de que, para as activações voz via rádio, são imprescindíveis os três campos que enumerei.
    Algo que é realmente necessário complementar e incentivar, é a inserção do pin no QTHmap que tem muito menos locais listados do que membros registados no Macanudos.
    Saliento, igualmente, que a listagem de indicativos PMR446, é a mesma no site PMR446.org e no PMRSdePORTUGAL pois trabalham em conjunto, nunca repetindo um indicativo, numa salutar cooperação e não em concorrência.
    Parabéns! Agora seria necessário haver mais registos e pins no QTHmap. 73

Deixe um comentário