333Banda do CidadãoPMRPrepperRadio Amador

Coordenadores do Plano 333

No passado sábado notou-se uma organização superior ao habitual no Treino Semanal do plano de comunicações alternativas 333 e tal deveu-se ao lançamento da segunda versão do Guia do Plano 333 com a sua nova seção: “Ética dos Coordenadores”

Essa novidade visa conseguir uma melhor eficiência no treino semanal 333 uma vez que não se aplica a situações de emergência ou SHTF, e implica uma reponsabilização colectiva da verdadeira missão do Treino Semanal.

Esse treino é uma atividade semanal que começa às 21H00 em AM no canal 3 das bandas livres Banda do Cidadão e PMR 466 (walkie talkie) depois passa a USB na CB que dura hora formalmente e continua pela noite dentro.

A ética dos coordenadores é um conjunto de normas orientadoras para as estações que pretendam assumir a coordenação. A disciplina e o compromisso no cumprimento destas normas são fatores fundamentais para o sucesso do treino.

  1. A estação coordenadora inicia a chamada para Check in de contactos;
  2. Na falta de coordenador presente (falta de chamada nos primeiro cinco minutos do treino), pode qualquer estação assumir a coordenação fazendo a respectiva chamada.
  3. O coordenador deve registar os contactos no formulário de QRK do treino semanal do 333 aqui com vista a ser mantido um registo por regiões da estações participantes nesta actividade.
  4. Cada contacto é confirmado mediante nome de estação e local. Opcionalmente o nome do operador e sinal de receção.
  5. A cada contacto novo, deve interrogar as restantes estações, ou pelo menos as que achar interessante, se estas escutaram a nova estação. De igual forma interrogar a nova estação se está a receber as que vão reportando. A comunicação faz-se preferencialmente através do coordenador e não diretamente.
  6. Regularmente, e quando houver intervalo sem resposta a chamadas, o coordenador deve passar a palavra a outra estação presente pedindo-lhe que faça chamada geral e dando-lhe a coordenação temporariamente. Este coordenador fará chamada geral cumprindo as regras do treino do Plano 3-3-3 informando as estações que está a contactar. Não havendo mais novas estações a responder ao coordenador temporário, a coordenação volta para o coordenador inicial.
  7. A coordenação temporária pode ser entregue a tantas estações quantas o coordenador inicial entenda necessárias para conseguir o maior número de contactos (uma maior cobertura geográfica). Caso tenha de se ausentar do treino, o coordenador inicial pode delegar esta função noutro coordenador.
  8. Em qualquer momento o coordenador inicial pode reaver a palavra interrompendo a coordenação temporária pedindo QRX.
  9. Regularmente fazer chamada geral dando tempo para as estações mais fracas responderem. Se não houver resposta, interrogar se alguma das estações presentes escutou. Se afirmativo pedir para fazer de relé ou conceder-lhe a coordenação temporária.
  10. Terminadas as comunicações em AM, o coordenador deve agradecer a participação às estações que não tenham banda lateral concedendo-lhes a palavra para se despedirem. Pode sugerir a utilização de um SDR para que continuem a acompanhar o treino.
  11. No final do treino chamar e agradecer todas as estações que foram contactadas. Passar a palavra a outros coordenadores temporários pedindo-lhes que agradeçam aos seus contactos. Pode ser indicado o sinal de recepção (QRK) caso haja tempo. O treino deve terminar às 22:00 anunciando que o canal fica livre para QSO informal. Pode ser sugerida a passagem a AM caso as estações sejam locais.
  12. Regularmente o coordenador deve indicar o local onde podem deixar o QRK e convidar a que se juntem no canal do Telegram e registem no macanudos.org.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Coordenadores do Plano 333

Deixe um comentário