333Banda do CidadãoComunicações OffgridEmergênciaMacanudosPMRRadio Frequências

QRK Log do Plano 333 aos coordenadores e estações participantes

O QRK Log do Macanudos inicialmente registava apenas as emissões do Boletim Informativo e da chamada do Plano de rádio comunicações 333, a cada três horas da estação FB1, em Lisboa. Também foi usado para outras atividades como o registo de ativações ou do especial 333 na última festa do Macanudos.

O Treino Semanal aos sábados, exatamente às 21H, é apenas uma das actividades 333. O QAP decorre a cada três horas, durante 3 minutos, no canal 3 AM (e USB) da banda do cidadão e no canal 3 dos walkie-talkies PMKR446. Haja emergência ou não. É importante saber que a nossa assistente Vénus emite um boletim informativo na banda do cidadão, a cada meia hora certa, em Lisboa, que dura cerca de 3 minutos com informações actualizadas. Portanto, para quem possa estar a necessitar do canal 3 no CB em  AM, deve ter em consideração essa janela de transmissão. Para aqueles que operam no PMR446 tal questão não se coloca, pois não existe boletim informativo nessa banda, nem chamada centralizada do Plano 333.

O ano passado foi lançada uma técnica de coordenadores para auxiliar na organização das comunicações que decorrem durante 60 minutos aos sábados, e que envolvem comunicações em ambas bandas do Cidadão e PMR446, no Treino 333. Esse procedimento envolve registar as estações participantes no Treino e especialmente organizar as comunicações, que muitas vezes ultrapassam os 100 kilómetros, de alcance na Banda do Cidadão em USB. Essa larga distancia envolve a capacidade de entender que podem estar a comunicar estações remotamente que nos ouvem, mas as quais não ouvimos. Ou mesmo que ouvimos estações, bem colocadas, mas não conseguimos chegar a elas. É outra vertente importante do Treino, a de fazer ponte entre estações. No PMR, pelo menor alcance por maior frequência (27 Mhz vs 446 Mhz), não existe tanto essa necessidade. No entanto, em qualquer das bandas, é importante manter um registo das estações (CB) ou indicativos (PMR) participantes no plano 333. Em caso de emergência e necessidade efectiva do uso do canal 3 como derradeira alternativa às comunicações, conjuntamente com o QTHmapa, será possivel saber quem poderá estar à escuta.

Por isso foi adicionado ao QRK Log, uma nova tabela, onde serão mantidas as participações no plano 333, durante 15 dias. Nela, apenas três dados são essenciais que são: a data/atividade, a estação escutada/contactada e a sua localização. Aos coordenadores, e qualquer participante no 333 é importante registar a estações que outros não tenham escutado através da nova página: QRK Log 333 – Histórico de participantes no plano 333.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “QRK Log do Plano 333 aos coordenadores e estações participantes

Deixe um comentário