QRG Compilação de Frequências de Rádio

O Macanudos orgulha-se de apresentar a primeira Compilação de Frequências de Rádio, para os amantes das rádio comunicações e rádio escuta, também conhecido como QRG do Macanudos.

Desde a invenção do primeiro rádio prático por Guglielmo Marconi nos finais do século XIX, que se baseou nos estudos contemporâneos de Heinrich Hertz e Nikola Tesla, entre outros, a tecnologia cresceu exponencialmente. No entanto a física fundamental manteve-se pouco alterada. O progresso conseguido nessa época venceu batalhas em todos os continentes, foi crucial na exploração espacial e determinou o resultado móvel de aparelhos que usamos todos os dias.

Para aqueles que usam equipamentos para comunicar via rádio, seja no dia-a-dia, ou em situações de emergência, em locais de construção civil, pelas estradas fora ou até num barco, é importante ter esta informação reunida num só local. Elaborada ao longo de dois anos de trabalho e buscas exaustivas, criada pelo grupo Macanudos, esta obra pretende listar as frequências mais usadas nas comunicações rádio em Portugal.

Longe de estar completa, ou mesmo atualizada, até porque este tipo de informação está em constante alteração, esta compilação requer futuras versões melhoradas, para as quais contamos, desde já, com a vossa ajuda. Fizemos o nosso melhor, com as ferramentas que tínhamos ao nosso alcance e muitas centenas de horas de buscas e edição.

Esperamos que esta primeira versão seja do vosso agrado, que reúna o máximo de informação possível num só local, para uma rápida consulta, e contamos com as vossas sugestões e correções.

Para todos os rádio-operadores portugueses, esta obra é uma primária para comunicar ou escutar nas bandas da aviação, náutica, walkie-talkie PMR 446, amadoras, banda do cidadão, modos digitais, como JS8 Call, RTTY e outros FSK, ou mesmo prepração para uma situação SHTF.

Se tiver alguma informação que nos falte agradecemos muito que nos ajude a manter estas tabelas atualizadadas, contactando-nos (aqui).

Descarregue a sua cópia gratuitamente aqui

reset

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *