Quem somos

Somos um grupo de cidadãos envolvidos em projectos de telecomunicações e cidadania que iniciou o portal macanudos.org  A gestão do portal está a cargo de:

  • Ana Monteiro (Ananás / FA10)
  • Miguel Santos (Mike 05 / FA05)
  • Rolando Cardoso (41R / FA01) 

Um portal capaz de unir os macanudos, sejam eles do CB, do PMR 446 ou mesmo radioamadores.

Embora autónomo, o portal macanudos.org conta com o apoio da associação Futuragora sempre que tal formalidade seja exigida, por exemplo, em aquisições ou doações. A utilização do macanudos.org é gratuita.

Um pouco de história

O Núcleo de Telecomunicações da Futuragora (NTF) foi criado em 2014 com vista a desenvolver projectos de telecomunicações dentro da Futuragora Associação para a Economia baseada nos Recursos. Foram testados CB, PMR446, assim como frequências privadas por meio de repetidor, com a ajuda de macanudos e rádio amadores. Encontrou-se uma forma de comunicação universal que pudesse ser usada por qualquer cidadão devidamente treinado na forma de comunicar.

Miguel Santos
Miguel Santos

 

A 7 de Setembro de 2019 é lançando oficialmente o boletim informativo e o plano 3-3-3. O Boletim dos Macanudos, originalmente boletim informativo da Futuragora, é um projecto de automação aplicado às rádio comunicações na banda do cidadão (CB).

 

Ana Monteiro
Ana Monteiro

 

Rolando Cardoso
Rolando Cardoso

 

 

 

A cada 30 minutos, no canal 3 em AM, uma voz sintetizada fornece diversas informações actualizadas, como por exemplo o estado do tempo, alertas e notícias.

 

 

 

 

 

Em Agosto de 2020 foi lançado o Macanudos.org tendo migrado todos os artigos e páginas já existentes no antigo blog “telecom” em futuragora.pt.

 

 

 

Agradecimento à Futuragora

Resultado de um “braço” mais virado para as questões de telecomunicações, emergência e cidadania, o portal futuragora.pt/telecom, atualmente macanudos.org nasce dentro da infraestrutura de dados da associação que cedeu os seus recursos técnicos e humanos.

 

Início blog “telecom” em futuragora.pt

Caro Miguel,
Entregamos o solicitado. Ressalvamos a independência do projeto para que possa correr com total imparcialidade nos associados, outros grupos ou parceiros e cidadãos envolvidos na associação Futuragora. […]

Resposta da Direcção da Futuragora, Agosto 2019

 

Boa tarde amigos,
Sou radioamador desde novo e associado da Futuragora desde 2011. Tenho estado a desenvolver um projecto dentro da nossa associação e que tem tido bastante sucesso no âmbito da banda do cidadão. Como vos expliquei na última assembleia geral venho pedir à direcção que me forneça um espaço de Internet para concretizar a parte final do projeto. […]

Miguel Santos, Julho 2019