Dia da Protecção Civil – Manual de vida saudável

Anualmente é, um pouco espalhado por todo o pais honrado o dia mundial da Protecção Civil.

De acordo com a Lei de Bases da Proteção Civil, estabelecida pela Lei n.º 27/2006 de 3 de Julho, “a proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

A atividade de proteção civil tem caráter permanente, multidisciplinar e plurissetorial, cabendo a todos os órgãos e departamentos da Administração Pública promover as condições indispensáveis à sua execução, de forma descentralizada, sem prejuízo do apoio mútuo entre organismos e entidades do mesmo nível ou proveniente de níveis superiores.

A (Autoridade Nacional para Protecção Civil (ANPC) prossegue atribuições no âmbito da previsão e gestão de risco e planeamento de emergência, da atividade de proteção e socorro, das atividades dos bombeiros, dos recursos de proteção civil, e da aplicação e fiscalização do cumprimento das normas aplicáveis no âmbito das suas atribuições.

Assim, relembrando este dia, deixamos outro manual que deve estar na carteira de qualquer rádio operador, prepper ou cidadão capaz. Trata-se do Manual de Promoção da Saúde e de um Estilo de Vida Saudável nos Bombeiros Portugueses, produzido em colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, com o objetivo de sensibilizar população portuguesa para a importância da adoção de um estilo de vida saudável. Pode puxar aqui.

A Protecção Civil somos todos nós.

 

Fontes:
Ministério da Saúde.
Direção-Geral da Saúde (DGS).
Promoção De Um Estilo De Vida Saudável Nos Bombeiros Portugueses.
Ministério da Administração Interna.
Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Decreto-Lei n.º 73/2013 de 31 de maio
Lei n.º 27/2006 de 3 de Julho

reset

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *