333AntenaBanda do CidadãoEmergência

DEFLORA – Rede Meshtastic em testes no Macanudos

O Meshtastic é um projeto que permite usar rádios baratos com um GPS, um sistema de mensagens e com uma bateria super duradoura. Acresce que esses dispositivos comunicam com outros para criar um rede mesh em que as mensagens e dados são reencaminhados por nodes a que chamamos de “Novelos”. Esses rádios são ótimos para caminhadas, esqui, parapente – essencialmente qualquer hobby em que não tenha acesso confiável à Internet. Trabalham sobre a tecnologia LoRa. LoRa (Long Range) é uma tecnologia de comunicação rádio em rede ampla de baixa potência (LPWAN).

Acima de tudo, esta rede é um meio de comunicação fora da rede, com mensagens encriptadas e sem qualquer dependência da internet. É o derradeiro equipamento sobrevivêncialista, um equipamento leve e portátil de comunicação fora da rede (offgrid). Com acesso a uma rede privada e encriptada, o utilizador, caminhante, pescador ou preparador terá ao seu dispor uma rede alternativa e não dependente da internet para transmitir mensagens de ponto a ponto. Essa rede é constituída pelos equipamentos dos clientwes e acima de tudo por equipamentos colocados em locais altos e desimpedidos.

Existem cerca de sete equipamentos compatíveis com este sistema e que podem ser consultados aqui, na página do Meshtastic.

O Macanudos tem estado a realizar testes com esses dispositivos e lança agora uma  rede  LoRa experimental com as seguintes especificações que pode consultar na página DeFLoRa

Mais novidades em breve, qualquer dúvida ou comentário nos nossos canais habituais: social.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

2 thoughts on “DEFLORA – Rede Meshtastic em testes no Macanudos

Deixe um comentário