InternetLoRALoRaWANPrepperRadio Amador

HamNet em Portugal

No passado já escrevemos sobre o projecto e ideia do Wirelesspt  no qual participámos faz mais de uma década, com vista a criar uma mesh em WiFi. E nos passados meses, testámos e criámos algo semelhante usando o Meshtastic e que culminou com o lançamento da rede Deflora. Esses recentes testes parecem ter despertado de novo o interesse nas rede em malha, tendo sido relançada a ideia e o uso entre os rádioamadores portugueses. Nesse sentido o artigo do radioamadores.online sobre um novo link em Portugal da HamNet.

A HamNet é uma rede Europeia para radioamadores, constituída por sites interligados entre si através de links Wifi 5Ghz, que permite aos radioamadores aceder a uma rede segura e privada. Utilizase a tecnologia Wifi e a frequência de 5GHz para permitir um maior alcance aos links. É possível também ligar as células através de um túnel IPIP pela internet. Cada célula é constituída por um router, links/antenas, equipamentos (geralmente Raspberry Pi) e facultativamente um link/antena wifi 2,5GHz para radioamadores nas proximidades. Os radioamadores Portugueses podem aceder à esta rede europeia, através de uma VPN, disponível em Windows 10, Windows 7, Mac OS, Linux Ubuntu, IOS e Android.

Esta rede tem servido para experimentação, ensino e aprendizagem sobre a tecnologia WiFi, bem como para comunicações entre radioamadores. É também possível aceder à HamNet em Portugal através de uma VPN, para os radioamadores que não se encontrem em redor de uma célula da rede HamNet.

HamNet na Europa

A HAMNET é uma rede multimédia de rádio amador de alta velocidade baseada em dispositivos sem fios comerciais, usando principalmente a banda de 6 cm. Cobre principalmente a região de língua alemã na Europa e está prestes a crescer além da fronteira linguística. Está a usar o espaço de endereços IP internacional coordenado da AMPRNet (44.0.0.0/8) e números AS do espaço privado de números AS de 16 bits e 32 bits para interligar regiões ativas através do roteamento BGP externo.

Saber como usar em Portugal em: radioamadores.online ou Como ligar à VPN

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário