333Emergência

Aumento de largura de banda em Emergência no EUA

Em situações de desastres humanitários ou especialmente catástofres naturais, os meios tradicionais de comunicação falham e em especial os próprios meios de socorro e salvamento, dependentes de sistemas centralizados e pouco redundantes.

É aí que entra o rádio, rádio emissor e receptor (transreceptor), que pode operar em bandas livres como a Banda do Cidadão ou o Walkie Talkie, mas também noutras onde os só os profissinais Rádio Amadores podem operar. E foi o que aconteceu esta semana nos EUA.

A Federal Communications Commission (FCC) – correspondente à ANACOM nos EUA, deferiu um requerimento de emergência da ARRL para uma isenção temporária de 60 dias destinada a facilitar as comunicações de emergência de rádio amador para alívio de do desastre dos furacões. A rotina foi adotada na terça-feira, 27 de setembro de 2022, e imediatamente permitiu que os operadores de rádio amador que apoiam a transmissão de dados amador para o tráfego do furacão Ian empregassem velocidade de transferência mais alta para transmissões de dados do que o limite atual de 300 baud.
No seu Despacho (DA 22-1011), a FCC concluiu “que a concessão solicitada é de interesse público. Porto Rico foi recentemente atingido pelo furacão Fiona e prevê-se que o furacão Ian cause danos significativos, incluindo interrupções nos serviços de eletricidade e comunicações. Assim, para acomodar os operadores de rádio amador que auxiliam nos esforços de recuperação, concedemos o pedido de isenção da ARRL pelo período de 60 dias a partir da data desta Ordem para operar em qualquer parte dos Estados Unidos e seus territórios afetados por furacões. A isenção é limitada a operadores de rádio amador nos Estados Unidos e seus territórios usando protocolos de dados documentados publicamente que são compatíveis com as regras da FCC, com exceção do limite de taxa de dados dispensado aqui, para aqueles diretamente envolvidos com comunicações de socorro a furacões em HF. ”

O pedido da ARRL afirmou que operadores de rádio amador treinados estão a trabalhar com as forças de emergências e organizações de socorro para ajudar nas comunicações de socorro a desastres antes da chegada do furacão Ian à costa do Golfo. A ARRL buscou a isenção para voluntários do Serviço de Emergência de Rádio Amador.

Saber mais em qrznow

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário