Radio FrequênciasSHTFTelecomunicações

Três erros de principante nos Meshtastic

Meshtastic é um dispositivo LoRa rádio de troca de mensagens que assenta em hardware da LILYGO®  (ou outros) e no software opensource Meshtastic®.

Já que além dos bugs e da pouca documentação do projecto, os aparelhos são usados por iniciados nas comunicações rádio ou um cidadão sem qualquer experiência em electrónica podem facilmente destruir o material sem sequer o chegar a usar.

Os aparelhos T-Beam e Lora32 não vêm com caixa e por isso expostos aos elementos podem sofrer danos que afetem gravemente o seu funcionamento. Como tal, não podem andar ao tombos, a levar com sol ou expostos a altas temperaturas. A pilha, nos que têm, não deve ficar muito tempo descarregada. E obviamente não devem levar agua. Mesmo dentro de uma caixa, caindo, podem ficar inoperacionais.

Mas existem três situações muito comuns e mesmo transversais ao conhecimento e experiência:

1. Partir o ecrã

2. Ligar a pilha ao contrário

3. Tirar a antena com o aparelho ligado

Aqui, neste artigo, para ajudar os principiantes nestas aventuras da Meshtastic em Portugal e que nos têm contactado, ficam os três erros de principiante.

Partir o ecrá
No aparelho T- Echo que tem um ecrã de baixo consumo e-paper, e por ser maior e menos protegido algo pontiagudo no centro facilmente quebra o ecrã. Desde que a queda ou impacto ocorra nas laterais sem atingir o ecrã, tudo estará bem, embora possam soldar os componente dentro da caixa.
No caso do T-beam ou do Lora32, o ecrã embora tenha um vidro e seja mais pequeno facilmente se parte com uma queda ou pancada que lasque as bordas. Há relatos de quebrar o vidro e inutilizar o OLED simplesmente a tentar forçá-lo a entrar numa caixa impressa por uma impressora 3D.

Ligar a pilha ao contrário
Erro de básico de novato. A pilha não é uma pilha comum AA e afins, é uma 18650 de lítio que muitas vezes tem os dois bornes planos, o que pode gerar confusão para quem não lidou com elas. Por outro lado no T-Beam ou suportes das próprias pilhas não são como nos aparaçlhos das pilhas convencionais. Os dois bornes do suporte das pilhas é igual, pelo que é necessário verificar o sinal de mais e de menos se encontra nele.

Tirar a antena com o aparelho ligado
A qualquer destes rádios não pode ser removida a antena sem antes ser desligado. Nunca se esqueça disso. Porque se pensar que é um trans-receptor em que não controla a PTT, percebe que vai emitir com a antena desligada. A consequências de um emissor rádio emitir sem antena é que a energia que ia sair pela antena regressa para dentro do aparelho e não irradia para o ar. Tal cria o que se chama de estacionárias ou SWR e pode queimar o próprio emissor.

Saber mais sobre Meshtastic e Lora em desmisificando LoRa, Meshtastic Portugal ou na rede DeFLoRa

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário