333Banda do CidadãoEstações de CBMacanudosRadio AmadorRadio FrequênciasRedes SociaisTelecomunicações

O que significa 73

Hoje em dia uma das expressões mais utilizadas nas radiocomunicações é “73”, e para quem não sabe de cor, significa cumprimentos, saudações, olá, adeus. Pelo menos é nesse sentido que os macanudos usam esse código que também começa a ser usado com mais regularidade nos walkie talkies (PMR446).

Mas de onde vem esse código setenta e três?

No final de um contato com um amigo, a maioria dos cebeístas e rádio amadores gritará um caloroso “73”. É tão popular que pode observar os operadores de rádio CB assinarem “73” na parte inferior de um e-mail ou até mesmo num post nas redes sociais.

A definição formal de 73 é “Atenciosamente” – é uma boa maneira de dizer adeus que é exclusiva para comunicações rádio.

Mas, já parou para pensar porque usamos esse número para encerrar um contato? A resposta leva-nos de volta aos dias da telegrafia fixa.

As origens de ’73’

Quase assim que os telégrafos começaram a enviar mensagens, os operadores perceberam que estavam a enviar as mesmas mensagens repetidamente. Muitas vezes, essas mensagens eram destinadas a outros operadores para facilitar o uso das mensagens. Por exemplo, um operador pode perguntar a outro operador: “Está pronto?” significando se está pronto para receber uma mensagem. Outra mensagem comum seria pedir ao operador do outro lado da linha para esperar.

Em vez de enviar essas mensagens repetidamente, os operadores desenvolveram um atalho para mensagens comuns. Para economizar tempo, eles enviavam um número em vez da mensagem completa. Por exemplo, o número 1 significava (e significa) “Espere um minuto”. “Estás pronto?” foi encurtado para o número 6. Um operador enviava 134 quando queria perguntar: “Quem está a operar?” Este código foi padronizado em 1857 e publicado no National Telegraphic Review Operator’s Guide daquele ano.

O Guia também define a mensagem 73. Hoje, entendemos que isso significa “com os melhores cumprimentos”, mas naquela época a definição literal era bem diferente da definição que temos hoje. Em 1857, 73 significava literalmente “Meu amor para si” (all my love to you). Apesar de representar um sentimento floreado, os operadores de telégrafo adotaram esse código como uma forma de cumprimentar uns aos outros na linha telegráfica e desejar felicidades uns aos outros.

O Código 92
Em 1859, a Western Union Company publicou o “Código 92”. Este código é semelhante à lista publicada em 1857 e consiste numa lista de números de 1 a 92 que representavam mensagens virtuais que deveriam ser usadas por todos os operadores nas linhas da Western Union. No Código 92, o significado de 73 mudou de “todo meu amor” para “aceite meus cumprimentos”. A mensagem ainda é bastante formal, mas era assim que as pessoas falavam naquela época.


Entre 1859 e 1900, a definição literal continuou a mudar. O The Telegraph Instructor de Dodge define-o simplesmente como “elogios”. Theodore A. Edison’s Telegraphy Self-Taught, que foi publicado pela primeira vez no início de 1900, mais uma vez define 73 como “aceite meus cumprimentos”. A edição de 1908 do Dodge Manual dá duas definições: “elogios” e a definição de hoje, “com os melhores cumprimentos”.

A propósito, o Código 92 também define algumas outras mensagens que ainda estão em uso hoje: 88 e 30. 88 é definido como “amor e beijos”. Às vezes ouvirá 88 sendo usado no final de contatos entre operadores masculinos e femininos, especialmente quando esses operadores são marido e mulher. Se ouvir a Banda do Cidadão às vezes vai ouvir dizer “oitos” no final de um contato. Isso é apenas uma abreviação de 88.

O Código 92 define 30 como “não mais” ou “o fim”. Ainda encontra esse código, escrito como “-30-”, no final dos comunicados de imprensa. Sinaliza a quem está lendo o comunicado de imprensa que chegou ao fim e que não há mais nada a seguir. Hoje, ao enviar tráfego, usaríamos o prosign AR em vez de 30.

73 no Dias de Hoje
O uso de 73 continua a mudar, ainda hoje. Por exemplo, operadores QRP, ou seja, operadores que usam menos de 5 W de potência de saída, assinam com o código 72. (72 é menor que 73, certo?) Esse uso de 72 remonta pelo menos ao início da década de 1990.

Embora “com os melhores cumprimentos” possa ser a definição formal de 73 hoje em dia, nós a usamos de uma maneira muito menos formal, muito mais cordial hoje em dia. Não estamos apenas dizendo “adeus”, mas também “obrigado” e “espero vê-lo novamente em breve”.

E, com isso,

73 da Estação Vinte Sete (31FA001)

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário