DX

Um passaporte carimbado na banda dos 11 metros

No mundo da comunicação por rádio, existem grupos de entusiastas que se unem para explorar as ondas eletromagnéticas e estabelecer conexões incríveis. Um desses grupos é conhecido como os Macanudos, que se dedicam à banda dos 11 metros, também conhecida como CB (Citizen Band). No entanto, os Macanudos vão elevar essa experiência a um novo patamar, transformando-a em uma competição única.

Durante um ano inteiro (2024), os macanudos embarcam numa atividade emocionante, na qual cada contato feito é registado e carimbado metafóricamente num “passaporte” virtual, disponível no site https://11dx.net/. Aqueles que conseguem acumular o maior número de países conquistados são consagrados campeões.

Conexões além das fronteiras

A atividade Passaporte dos Macanudos é uma verdadeira jornada global através das ondas de rádio. Cada contato feito com um rádio operador num país diferente é como uma nova página carimbada no passaporte virtual. A banda dos 11 metros permite comunicações de longa distância, tornando possível estabelecer conexões com pessoas em diferentes continentes. Essa característica única da banda CB adiciona um elemento de emoção e descoberta à atividade.

O site 11dx.net (ou outro) como ponto central

O site 11dx.net, ou outro escolhido é o epicentro desta emocionante competição. Serve como um registo centralizado de todos os contatos feitos pelos macanudos pelo mundo. Cada membro do grupo tem uma conta pessoal no site, onde regista os seus contatos, detalhando a data, hora e localidade da conexão. Além disso, é possível adicionar informações adicionais sobre a experiência, como as condições atmosféricas e as antenas utilizadas. Esses dados detalhados não apenas registam as conquistas individuais, mas também contribuem para um valioso banco de dados sobre propagação de ondas de rádio e outras informações relevantes para a comunidade de rádio amador.

A competição e a busca por mais países

O Passaporte dos Macanudos é alimentado pela competição saudável entre seus membros. Durante o período de um ano, estes macanudos dedicam-se a estabelecer contactos com o maior número possível de países. Cada nova conexão é uma vitória, uma oportunidade de expandir horizontes e conhecer novas culturas. Os Macanudos esforçam-se para superar seus próprios recordes e competem amigavelmente para alcançar o primeiro lugar. No final da atividade, o membro que acumular o maior número de países conquistados é coroado como o vencedor.

Além da competição em si, a atividade também promove o espírito de colaboração. Os Macanudos compartilham dicas, estratégias e conhecimentos sobre propagação de ondas e rádios. Essa troca de informações fortalece a comunidade e incentiva novos membros a se juntarem à aventura.

Competição internacional

Além da competição individual, os macanudos portugueses organizam-se numa equipe nacional para competir com outras equipes internacionais. A dinâmica desta competição é fascinante. Não se limita apenas à busca por contatos; é uma experiência de aprendizagem e partilha contínua. Os membros desta equipe compartilham entre si estratégias, dicas e conhecimentos sobre propagação de ondas, equipamentos de rádio e técnicas de comunicação. Este intercâmbio de informações não só fortalece os laços dentro da equipe, mas também amplia o horizonte de cada participante.

Além da busca pela vitória, a competição coletiva dos Macanudos tem um impacto profundo na comunidade de rádio operadores. Fortalece a comunidade, promove o intercâmbio cultural e de conhecimentos, e eleva o nível de habilidade e entendimento entre os participantes. Vencer ou destacar-se nesta competição não é apenas uma questão de orgulho ou reconhecimento; é uma celebração da paixão compartilhada pelo rádio e pela comunicação que transcende todas as barreiras.

Assim, a competição coletiva internacional dos Macanudos representa mais do que um desafio técnico; é um reflexo da união, da partilha e da alegria que define o espírito do rádio amadorismo. É uma viagem através das ondas de rádio, conectando pessoas, culturas e corações numa sinfonia global de vozes e amizades que duram uma vida inteira.

Esta atividade é lançada em conjunto com o Fórum TX RX fórum português e o regulamento pode ser consultado aqui: Regulamento Passaporte do Macanudo 2024

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

One thought on “Um passaporte carimbado na banda dos 11 metros

Deixe um comentário