AntenaBanda do CidadãoElectronicaRadio Frequências

O Pica Pau da Banda do Cidadão

O “Russian Woodpecker” foi um sinal de rádio de origem desconhecida, que interferia em várias frequências de rádio em todo o mundo durante os anos 70 e 80. O sinal era conhecido como “woodpecker” (pica-pau, em inglês) devido ao som característico que emitia, que lembrava o som de um pica-pau batendo em uma árvore. O sinal era especialmente notório pela sua interferência em frequências de rádio de 27 MHz, que eram usadas por rádio amadores em todo o mundo.

O sinal foi detectado pela primeira vez em 1976 e foi amplamente ouvido até a queda da União Soviética em 1991.

O “woodpecker” foi um problema para os rádio amadores e profissionais de rádio em todo o mundo, pois interferia com as suas transmissões. O sinal era forte o suficiente para cobrir outras transmissões em frequências próximas, A frequência utilizada e as suas variações geravam interrupções em emissoras legais, estações de rádio amador e comunicações da aviação comercial, o que dificultava a comunicação. Além disso, a natureza repetitiva do sinal tornava difícil ignorá-lo.

O sinal era particularmente problemático para rádio amadores que usavam frequências de 27 MHz, pois essas frequências eram populares entre os rádio amadores de longa distância. A interferência do sinal “woodpecker” tornou difícil ou impossível para os rádio amadores se comunicarem uns com os outros em todo o mundo.

Embora o sinal tenha sido amplamente considerado um problema, muitos rádio-amadores também o consideravam um desafio interessante. Eles tentavam localizar a origem do sinal e desenvolver técnicas para ignorá-lo ou contorná-lo. Embora a origem exata do sinal inicialmente fosse desconhecida, muitos acreditam que ele era emitido por uma rede de radar soviética.

Com a queda da União Soviética em 1991, o sinal “woodpecker” desapareceu abruptamente. Acredita-se que a rede de radar soviética responsável pelo sinal tenha sido desativada, e que a sua localização principal seja em Chernobyl.

Desde então, o sinal “woodpecker” tornou-se uma relíquia interessante da Guerra Fria e um objeto de curiosidade para entusiastas de rádio.

Hoje em dia, a interferência de sinais de rádio é menos comum devido a avanços na tecnologia de rádio e a regulamentações mais rígidas sobre o uso de frequências de rádio. No entanto, o sinal “woodpecker”, continua a ser um lembrete intrigante da era da Guerra Fria e do impacto que a interferência de rádio pode ter nas comunicações globais.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário