ActividadesMemóriasSem categoria

O portal Macanudos faz um ano

Hoje o portal do Macanudos faz um ano! Migrado do antigo portal futuragora.pt/telecom este novo portal dedicou-se a tudo o que se relaciona com comunicações de emergência dos cidadãos, ao movimento prepper na vertente rádio, publicaram-se artigos e fizeram-se actividades, sempre relacionados com radiocomunicações em CB, PMR446, amadoras e privadas.

Foram muitos os artigos de opinião, jurídicos e técnicos que publicámos, passatempos, desafios e, sobretudo, novidades que o Macanudos realizou ao longo deste último ano, sempre com o apoio da sua fundadora Futuragora.

Fizemos parcerias com outras entidades e grupos e outras que estão em negociações, serão anunciadas em breve.

Publicámos o nosso primeiro Livro para download gratuito, o QRG – Compilação de frequências de rádio que foi um dos nossos maiores sucessos.

Lançámos o primeiro SDR em Lisboa e encontram-se em fase final de testes mais alguns.

Marcámos no mapa a Praia dos Macanudos e fizemos por lá vários contactos via rádio, CB e PMR, bem como conhecemos alguns macanudos, na vertical. Lançámos o nosso primeiro artigo com o novo Logótipo Macanudos: a nossa T-shirt exclusiva e em breve teremos mais artigos para vos apresentar. Também levámos à praia, algumas “engenhocas” para mostrar como é fácil levar um rádio para todo lado: uma mala com rádio, antena militar e painel solar com bateria e um “Jerry can” improvisado com rádio, bateria, antena dipolo e painel solar.

Via Internet, além de mantermos no Facebook a página Macanudos, continuamos com o nosso Grupo que não param de crescer. Lançámos também canais Macanudos no Zello e no Telegram, onde mantemos contacto e conversas, trocamos de ideias, dão-se e recebem-se conselhos, quando, via rádio, não são possíveis, dada a distância, bem como fazemos, no Telegram, o relato em tempo real do que vai acontecendo durante o Treino semanal do Plano 333.

Estivemos representados em diversos Directos, Entrevistas e Congressos, através do Miguel Santos, Mike05, o que nos trouxe um enorme impulso a nível nacional, mas também internacional.

Em comunicações digitais, Mike05 chega à Austrália em JS8Call, nos 40m com menos de 10W.

Assim, e apesar de não termos, em 2021, organizado nenhuma activação em CB, estivemos presentes em todas as que foram organizadas por outras Entidades e Grupos e de que tivemos conhecimento, tendo mesmo colaborado directamente em algumas delas.

No segundo semestre de 2020 realizámos a 2ª edição do “Passa Testemunho CB” e a partir de Tomar e Serra de Montejunto, realizámos a Activação Aniversário do Plano 333 em simultâneo com o lançamento deste novo portal.

Tivemos o nosso sempre divertido passatempo “Eu sou um bom Macanudo”  – Especial Natal em confinamento.

Fizemos o nosso habitual jantar de Natal com poucas presenças, devido às restrições actuais do Covid, ainda assim, foi um jantar memorável. Realizámos um piquenique na Serra de Montejunto, seguido do Treino do Plano 333.

Por último, terminámos o ano a fazer rádio, numa actividade iniciada no canal 31, passando a canal 1 precisamente às 0 horas de 1/1/2021.

Mas nada disto seria possível sem o vosso apoio, pelo que agradecemos continuarem a nos incentivar a crescer e a lançar novos desafios.

A todos um grande obrigado. Boas comunicações. 73

Deixe um comentário