Fantástico JS8Call chega à Austrália com menos de 10W

Eram quase 21 horas de sexta feira dia 12 de Março de 2021. Mais um ensaio de comunicações digitais utilizando o JS8Call. Desta vez num Raspberry Pi 400 ligado a um rádio Icom 7000.
A esta hora a banda mais favorável era a dos 40 metros, 7.078 MHz. Deixei o beacon (Heart Beat) a emitir de 5 em 5 minutos a ver onde chegava. Este modo automático é uma das grandes vantagens do JS8Call.

Olhei para lá meia hora depois e eis que tinha contactado, de forma automática, duas estações na Austrália!

 

Graças à propagação a esta hora, característica desta frequência, e muito devido à capacidade de comunicação do JS8call, os menos de 10 W com que estava a emitir, permitiu-me chegar ao outro lado do mundo. A antena é uma derivação de dipolo com traps em configuração V invertido, instalada pouco acima do telhado. Ou seja, nada de especial, não é preciso ter uma super estação neste modo digital.

O JS8Call nas bandas de radioamador permite falar para todo o mundo. No CB é muito mais difícil chegar a todo o mundo porque opera só numa banda e com muitas restrições. No entanto, são fáceis as comunicações com a Europa e outros locais espalhados pelo mundo. Atenção que para se comunicar com alguém é preciso que do outro lado esteja alguma estação ativa e, no CB, ainda há poucas estações a operar em JS8Call.

Seja em frequências de radioamador ou em CB, ter uma estação em JS8Call é prestar um serviço à comunidade pois este modo digital permite enviar mensagens e utilizar outras estações que estão configuradas para operar em modo automático.
Para mais informações sobre JS8Call no CB podem consultar o artigo “O Macanudos adota JS8 Call para comunicações digitais no CB“.

73/51

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *