ActividadesBanda do CidadãoEquipamentoEstações de CB

Opensource Macanudos

O Macanudos publicou em forma de código livre as ferramentas que compõem o Boletim Informativo e a emissão de três em três horas do plano de comunicações  de emergência 3 3 3.

Agora que vão começar a surgir mais antenas na Banda do Cidadão com essas referidas emissões, irá haver  necessidade de certas estações de CB serem capazes de fazer a chamada no treino semanal, ou emitir o boletim informativo nacional ou local (lançamento em breve).

O opensource é conhecido como código livre onde alguma ou a totalidade de um sofware pode ser replicado sem necessidade de cumprir direitos de autor pelo uso do mesmo. Mais, permite que terceiros possam alterar, cortar ou copiar a totalidade ou parte desse código de programação.

O Macanudos existe para servir de forma livre os operadores e estações da Banda do Cidadão e PMR especialmente, uma vez que se tratam de meios de comunicação totalmente livres, pois não requerem qualquer licença para o seu uso.

Importa sublinhar que o facto de serem meios de comunicação rádio não os exime do cumprimento dos normativos legais aplicáveis: No PMR o equipamento homologado terá de ter antena fixa e não emitir acima dos 0.5 Watts. No caso da Banda do Cidadão, o  equipamento homologado não poderá emitir com mais de 4 watt ou se for SSB 12 watt. Nesta banda é então ilegal o uso de Amplificadores Lineares, em qualquer situação, pois a amplificação acima dos limites legais implica o incumprimento dos deveres do operador tornando assim ilegal a emissão (entedimento do Macanudos).

Remetemos para a legislação em vigor como forma de precaver o projecto Macanudos de uso ilegal do código fonte livre que agora se publica, em violação dos deveres dos operadores. Ou seja, a emissão do boletim informativo ou do plano 333 em violação das normas vigentes não pode ser imputado ao Macanudos / código fonte mas sim à estação emissora.

Feita esta ressalva fica então um apanhado do funcionamento da ferramentas emissoras do Macanudos:

Os servidores do Macanudos recolhem a cada meia hora (às vezes mais) dados de sensores, notícias, previsões meteo, alertas e outras informações como preços de criptomoedas, estados de certo serviços (internet, energia, água) e mesmo de unidades de produção que são registados nas bases de dados.

A cada meia hora essa informação é enviada para compôr um texto em linguagem natural que é convertido para audio usando o Google Text to Speech. O mp3 resultante é gravado nos servidores.

Por seu turno os dispositivos ligados a antenas emissoras usando o opensource Macanudos recolhem o mp3 e lançam numa emissão em CB o mp3 gerado. É aí que entra o Raspberry Pi que além correr o audio liga um relé que põe a PTT no ar. Para tal é usado liguagem de programação python, o GPIO do Rpi e um player de mp3.

Doravante poderá consultar no github o código que efectiva a emissão do plano 333 (e treino semanal) e do boletim informativo: aqui

Estamos ao dispor para qualquer suporte que seja necessário para que outros macanudos possam proceder a essas emissões, através dos contactos habituais do Macanudos: contactos

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário