ActividadesSem categoria

Retrospectiva do ano Macanudos 2020

No rescaldo deste ano que agora termina, um ano tão pouco usual e a que não estávamos habituados, resolvemos fazer a retrospetiva do ano do Macanudos.

Sendo que nos parecia que pouco tínhamos feito em relação a atividades, a verdade é que o Macanudos e a Futuragora não tiveram mãos a medir. Gostaríamos de ter feito mais atividades rádio que chegaram a estar agendadas no nosso Calendário, mas tal não foi possível, devido ao confinamento e ao Covid-19. No entanto, encontrámos maneiras de nos mantermos ocupados e continuar a dinamizar esta nossa página, os Grupos do Facebook Macanudos e Futuragora e páginas no Facebook.

Curiosamente, ou talvez precisamente devido ao confinamento, dedicámo-nos a outro tipo de tarefas e atividades que podíamos efectuar em segurança, sem correr riscos nem colocar ninguém em perigo e, na verdade, tivemos um ano muito produtivo e ocupado, de que só agora nos damos conta. Nem nós mesmos tínhamos noção disto, até começarmos a preparar este artigo.

Assim, aqui deixamos a retrospetiva do ano de 2020 dos momentos mais marcantes para os macanudos em geral:

Janeiro

Dia 7 – O Macanudos adota JS8 Call para comunicações digitais no CB publicação de um artigo convidando outros Macanudos a experimentar as comunicações digitais, nomeadamente o JS8Call.

 

 

 

 

 

 

Dia 25 – Aniversário da Ana(nás) e da Vitória e, ainda, convívio de radiocomunicações.  Longe de pensarmos que seria o último convívio durante meses, celebrámos o aniversário conjunto da Vitória e da Ananás, e aproveitando para convidar alguns Macanudos a estarem presentes, bem como seus familiares. Foi um jantar muito animado, para alguns uma nova experiência, com duas mesas devido ao número de presentes. Numa mesa ficou o núcleo de rádio e na outra amigas de longa data e familiares de alguns.

Fevereiro

Dia 29 – Alterações à Activação Semanal do Plano 3 3 3 devido aos vários pedidos que nos foram feitos e na tentativa de chegar mais longe, o Boletim Informativo e Plano 333 continuaram a ser emitidos em FM no canal 3 (26.985 MHz) mas o Treino do Plano 333 aos sábados, às 21 horas, passados cinco minutos de chamadas, ou quando já não existam mais contactos em FM, passa a ser efectuado em USB no mesmo canal. Esta alteração veio trazer mais participantes a este exercício semanal dado que este modo tem maior alcance, devido à maior potência de saída permitida dos rádios CB (12W). No entanto, e sempre que nos apercebemos que há alguém a tentar contacto em AM/FM, rodamos de novo para esse modo.

Março

Dia 4 – é publicado um pequeno Manual de SSTV na banda do cidadão para aqueles que se iniciam neste modo “digital”. Este modo tem a vantagem de tanto poder ser usado no telemóvel como no computador, quer em RX, quer em TX, permitindo receber estas belas QSL em qualquer local onde nos encontremos, desde que tenhamos um rádio CB perto de nós. Na foto pode ser vista uma das muitas QSL recebidas por esta via, num dia em que a recepção em tudo ajudou e as imagens chegavam sem riscos, autênticas fotografias de alta qualidade. Quem não conhece este meio, experimente, porque é fantástico.

 

Abril

Dia 25 – Realizámos a nossaActivação “Dia da Liberdade  que estava agendada no calendário e não quisemos cancelar. Foi realizada, via rádio, a partir do QTH do Mike05 em Tomar, com a colaboração, no local, do André Almeida, Sachs80 ao rádio, em conjunto com o Mike05, e Ananás no secretariado.

Esta atividade acabou por se tornar a nossa cereja no topo do bolo, um marco na inovação, que o Macanudos e a Futuragora sempre têm tentado conseguir e a colaboração de todos os elementos desta equipa, teve um resultado fantástico, sobretudo graças à mente brilhante do Rolando, Presidente da Futuragora, que dedicou muitos dias de programação a este projeto, nos bastidores.

Estivemos com uma página própria na internet, dedicada apenas a este evento e onde todos podiam ver e seguir, os contactos efectuados, ler as notícias que íamos publicando, verificar a sua própria folha log e mesmo a localização no mapa das estações por nós contactadas em tempo real.

Esta ativação teve ainda lugar a emissão em SSTV e JS8.

 

Para memória futura pode ver a página neste link   https://sites.google.com/view/futuragora25/

Maio

Dia 7 – Lançamos uma discussão pública sob a forma de Proposta de Frequências para modos digitais no CB com a finalidade de se conseguir um consenso das frequências a utilizar em Portugal para os modos digitais, seguindo as tendências maioritárias do resto do Mundo. Esta discussão terminou a 25/5 com uma Proposta final de frequências, que tem vindo a ser adotada por todos os utilizadores destes modos, dentro da banda legal do CB.

Junho

Dia 7 – Aproveitando umas mini-férias no Norte do país, Miguel Santos, Mike05, realiza uma Activação Relâmpago na Serra de Montemuro em barra móvel, tendo conseguido muitos contactos apesar da mesma só ter sido anunciada em cima da hora.

 

 

 

 

 

Dia 10 – querendo celebrar a data do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, realizámos uma Actividade Relâmpago na Serra de Montejunto, uma vez mais, com a ajuda preciosa do André Almeida, Sachs80 que levou o seu rádio com SSB, do Paulo JS20 que cedeu uma antena duplo-passo-em-frente e um suporte para a mesma, de encaixar por baixo de uma roda do carro, e Ananás a secretariar, já que no seu carro apenas tinha um rádio com AM/FM e uma antena Santiago 1200, que ainda chegou a ser usada.

 

 

 

 

 

 

Julho

Dia 11 – Lançámos a Listagem de Indicativos de Macanudos, actualizada em tempo real, sempre que é atribuído um novo indicativo.

Agosto

Dia 6 – Lançamento do portal Macanudos.org tendo sido migrados todos os artigos e páginas já existentes no antigo blog “Telecom” em futuragora.pt.

Dia 6 – Passagem da emissão em FM para AM  Depois de terem sido efectuados diversos testes de cobertura. Apesar de a modulação em FM ser mais “limpa” quando existe recepção, a verdade é que constatámos que a emissão em AM chegava mais longe na área da grande Lisboa, estando inclusive a chegar onde não chegava antes.

Dia 6 – Lançamos o primeiro de vários artigos com a temática Prepping, Rádio comunicações para Preppers, dando continuidade à parceria existente entre esta comunidade e a Futuragora/Macanudos, desde a apresentação da Venus no 1º Congresso Prepper em 2019, na vertente das comunicações de emergência.

Dia 8 – Realizámos a Activação Aniversário do Plano 333 e o Lançamento do Portal Macanudos  a partir de dois locais: na Fonte Dom João, Tomar com Miguel Santos, Mike05 e Serra de Montejunto, Cadaval com André Almeida, Sachs80 e Ana Pardal-Monteiro, Ananás. Em Montejunto apareceram alguns macanudos para uma vertical.

 

 

 

 

 

 

Setembro

Dia 7 – no aniversário da apresentação da Venus (boletim informativo e plano 333) no 1º Congresso Prepper, é apresentado e divulgado o Grupo Macanudos no Zello aplicação que passámos a usar em simultâneo com o Treino 333 aos sábados, para termos uma maior percepção do alcance e participação no mesmo.

Outubro

Dia 18 – Sai o artigo denominado “Em situações de emergência/catástrofe, que utensílios devo ter comigo – Bug Out Bag”  integralmente escrito por Miguel Franco, com a colaboração de Mike05 na parte das rádiocomunicações, invertendo-se aqui os papéis entre o Macanudos e os seus membros e simpatizantes. Uma ideia lançada por Orlando Nascimento, acaba por se tornar num dos artigos mais lidos em 2020.

Dia 24 – Realizamos a 2º edição do Passa Testemunho, Activação CB. Apesar de terem surgido alguns problemas técnicos, a ativação prosseguiu e conseguiu-se que a mensagem/Frase slogan “Ser Macanudo é apostar no teu Futuro” fosse entregue a uma das Estações Destino. Cumpriu-se assim a missão.

 

 

 

 

 

Novembro

Dia 5 – O Boletim Macanudos associa-se mais uma vez ao Exercício A Terra Treme exercício a nível Nacional de emergência que decorre anualmente com milhares de participantes.

Dia 9 – Demos início à Rodinha Livre do Macanudos uma ponte entre todas as plataformas de comunicação, tais como Discord, WhatsApp, Telegram, Mumble, Talk e IRC, onde pode comunicar por escrito e nalguns casos, por voz ou mesmo vídeo, com todas as outras.

Dia 16 – Lançámos a 2ª edição do Passatempo Eu sou um bom Macanudo a que este ano chamámos Especial Natal em Confinamento com 30 perguntas e que terminou no dia de Natal, com a vitória do Macanudo Top 100% Pedro Costa.

 

 

 

 

 

Dezembro

Dia 16 – Realizámos o Jantar de Natal do Macanudos com 12 presenças no Restaurante Delícia do Vale, em Lisboa, tendo sidas respeitadas todas as normas de higiene e segurança quer obrigatórias, quer recomendadas pelo SNS. Foi um convívio muito agradável e ficámos todos com pena de ter de o terminar à hora de encerramento do restaurante, mas prometemos um jantar aberto a todos, logo que seja possível.

 

Ao longo do ano, nos bastidores, continuámos sempre ocupados com:

  • o Treino semanal do Plano 333 todos os sábados às 21h em canal 3;
  • fizemos a actualização e manutenção diária da Assistente Vénus e da Estação FB1 (boletim informativo);
  • no Facebook aprovámos 758 novos pedidos de adesão, tivemos 534 publicações (352 nossas e as restantes dos membros do Grupo) que geraram 2742 comentários e 8463 reações (até dia 25/12). 
  • O site teve 31459 visualizações, 42 novos comentários, 116 registos no QTHMap, foram inseridos 134 registos de  QRK.
  • Foram criados 89 novos dados no superfeed (base de dados por detrás do boletim informativo)

Este é o resumo do nosso ano. Para 2021 já temos muitas ideias e novidades em mente, algumas para muito breve! Estejam atentos a esta página, aos grupos e páginas do Facebook e canal do Telegram.

Bons contactos!  73

Deixe um comentário