Banda do CidadãoRadio Frequências

Dados climatéricos no boletim

Desde 2013 a Futuragora tem desenvolvido sensores meteorológicos e de recolha de outros dados utilizando Arduino e Rasberry Pi.

Durante estes sete anos utilizámos várias ferramentas para a coleta de dados, múltiplos sensores, sendo os mais usados o de temperatura, pressão atmosférica (barómetro) e o de humidade. O projecto unificado foi batizado de Opensenses e é mantido na wiki.

O Opensenses é um sistema de sensores que monitorizam variados dados climatéricos (temperatura, pressão atmosférica, humidade ou radiação), dados energéticos (produção solar, tarifário bi-horário ou carga de pilha ou bateria) e está relacionado com os restantes projectos de automação e arduino. O objectivo era estabelecer uma central de informação que recolhe os dados de vários arduinos remotos, e que foi conseguido através de ferramentas opensource e com muita prototipagem.

Desde que a Internet amadureceu, a sociedade tornou-se mais interconectada, assim como os dispositivos usados ​​para melhorar a vida quotidiana. Isso levou ao surgimento da chamada “Internet das Coisas” (IoT), na qual dispositivos autónomos e pessoas agora estão interconectadas nos espaços privados, públicos e industriais. As tecnologias da IoT estão a invadir todos os domínios de aplicativos, incluindo serviços relevantes para situações de emergência com um escopo mais amplo que os sistemas de comunicação e conectividade da IoT. Para abordar este tópico, o Comitê Especial do ETSI EMTEL (comunicações de emergência) acaba de lançar um relatório, o ETSI TR 103 582, estudando casos de uso e comunicações envolvendo dispositivos IoT na previsão de situações de emergência, e fornecendo recomendações sobre requisitos de padronização que podem melhorar a segurança dessas comunicações.
Pode saber mais no artigo Relatório sobre dispositivos IoT para comunicações de emergência

Opensenses no Boletim Informativo da Banda do Cidadão

O Boletim passa a cada meia hora na banda do cidadão e verbaliza, através do nosso projecto piradio, os dados recolhidos pelos nossos sensores. Encontramo-nos a uniformizar os protocolos de comunicação que permitirão ligar qualquer tipo de sensores à base de dados do Opensenses.

O Boletim Informativo da Futuragora é a parcela dos projectos de automação que se sustenta numa emissão áudio. A partir dos dados recolhidos no Opensenses, um sistema automático compõe uma gravação áudio que é transmitida pela Internet.

O primeiro Boletim começou a ser emitido na Internet em Julho de 2018 e começou por plasmar o estado dos serviços e dos sensores da associação. Composto o áudio inicial, foi desenhado um novo formato que passasse a emitir os dados meteorológicos e outros dados recolhidos através de APi’s.

Saiba mais sobre o boletim aqui, neste blog.

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário