Banda do CidadãoModos DigitaisSoftware rádio

Programas e aplicações de Macanudos para Linux

A associação informal Macanudos.org e todos os seus projectos importantes (Boletim Informativo, Plano de comunicações de emergência 333, QTHmap, Manual de Iniciação às Rádio Comunicações, QRK registo de contactos, QRG Frequências Portugal, SDR Portugal Macanudos,entre outros), desenvolvidos ao longo de vários anos, só foi possível com a ajuda do “pinguim” ou melhor do Linux. Embora sejam usados programas de código aberto, o resultado desses projectos não é facilmente copiável por conter truques e sabedoria que não existe noutras associações ou grupos.

Linux é um sistema operativo livre e de código aberto, lançado sob a GNU General Public License (GPL). Qualquer pessoa pode executar, estudar, modificar e redistribuir o código-fonte, ou até mesmo vender cópias de seu código modificado, desde que o faça sob a mesma licença.

Neste post compilámos uma lista de programas compatíveis para Linux relacionados com rádio comunicações da Banda de Cidadão e Rádio Amadorismo. Programas para utilizadores comuns (e não para a parte avançada que representam os projectos acima referidos), e que pretendem fazer rádio comunicações usando Raspberry Pi ou outros sistemas Linux.  Existem centenas de programas mas aqui fazemos uma resenha daqueles que são mais indicados para o uso no CB e comunicações livres (PMR, LoRa, LPD entre outros);

 

  • GNURadio: Software SDR compatível com muitos modelos de rádios no mercado;
  • SDR++:   Software SDR compatível com dispositivos RTL-SDR;
  • GQRX:  Software SDR compatível com muitos modelos de rádios no mercado;
  • Shinysdr: Software SDR compatível com dispositivos RTL-SDR;
  • Openwebrx: Receptor SDR multi-utilizador que pode ser utilizado através de um qualquer navegador de internet, sem necessidade de outro sofware cliente. É a solução ideal fornecer o espectro HF para qualquer local ou audiência. A única coisa que necessita é de um computador ou raspberry pi, um dispositivo SDR e acesso à internet.
  • XLog: Programa para rádio amdorismo com vista a registo de contactos utilizado tanto para registos diários como para “contestes”. Os logs são registados num ficheiro de texto e mantém uma lista de QSOs;
  • WSJT-X: Para quem gosta de comunicações digitais, JT65, JT9, ISCAT, Echo, JT4, MSK144, QRA64, FT8, FT4, FST4, FST4W. Programa que codifica e descodifica esses modos digitais.
  • FLdigi:  Fldigi é um programa gratuito e de código aberto que permite que a placa de som de um computador comum seja usada como um modem de dados bidirecional simples. Tem também muitos modos digitais.
  • Js8call: JS8Call um programa do modo digital JS8 que fornece troca de mensagens em sinais fracos.
  • CWCP: Tutor de código Morse;
  • xdemorse Descodificador de Morse;
  • RTTY :Programa que decodifica sinais audio FSK, mais conhecido por teletype;
  • Minimodem: Programa nativo para Linux que codifica e descodifica RTTY, vários tipos de teletype como Bell103, Bell202, RTTY, TTY/TDD, NOAA SAME, and Caller-ID;
  • Direwolf: Dire Wolf é um software de “placa de som” AX.25 pacote modem/TNC e codificador/decodificador APRS. Ele pode ser usado de forma independente para observar o tráfego APRS, como rastreador, digipeater, gateway APRStt ou Gateway de Internet (IGate).

Saber mais sobre programas para rádio aqui.

Estes são os programas para Linux que consideramos mais importantes e são publicados neste artigo como primeira abordagem a essa listagem de sofware Linux para rádio. Todos estes programas foram instalados e executados ou testados por nós usando várias distrubuições Unix. No entanto recomendamos o uso de Ubuntu em computadores e Raspbian em Raspberry Pi deviado à alta compatibilidade das livrarias dos mesmo, comparado com outras distros.

Se conhece outros, ou algum que considere importante, deixe comentado abaixo que será inserido nesta listagem. A partir deste artigo será posteriormente criada uma página neste blog, acessível a Macanudos e Rádio Operadores de língua portuguesa, que usam, ou pretendem usar, Linux.

 

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário