ActividadesBanda do Cidadão

Canal CB Camionistas

“Canal CB Camionistas” é das pesquisas em motores de busca que mais hits trazem ao Macanudos. O Macanudos recolheu nestes anos várias informações, em diversas fontes, para conseguir compilar o QAP lista de canais CB assim como o QRG Compilação de Frequências de Rádio . Até ao lançamento desses documentos era impossível encontrar de forma concertada uma lista da utilização de canais CB. O Macanudos fez esse trabalho, tendo como ponto de partida a informação dispersa já existente, pedidos de informação dirigidos aos utilizadores, e fez uma monitorização exaustiva recente da Banda do Cidadão. No entanto, são sempre documentos efectuados por conta própria e que podem não representar o estado das comunicações atuais.

Para facilitar o acesso a essa informação juntamos abaixo os canais e modos onde escutámos recentemente atividade.

Para uso do CB na estrada tem sido corrente (embora não convencionado), e principalmente entre os camionistas o uso de canais do 20 ao 40, sendo o canal de chamada o 34, em LSB.

Assim, resumimos aqui o uso mais comum, de canais da Banda do Cidadão por camionistas onde costumam ocorrer QSOs nos seguintes termos:

  • canal 03 – 26.985 MHz – Camionistas em QSY – Zona Centro e Norte – AM;
  • canal 22 – 27.225 MHz – Camionistas em QSY Margem Sul do Tejo – AM;
  • canal 23 – 27.255 MHz – Camionistas em QSY Zona Centro – AM;
  • canal 31 – 27.315 MHz – Camionistas em QSY – Todo país – AM;
  • canal 34 – 27.345 MHz – Canal de Chamada em LSB e muita actividade em todo o país;

Caso queira iniciar-se nas radiocomunicações livres, consulte no nosso Manual de iniciação às radiocomunicações livres CB e PMR446.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário