Dica do DiaSem categoria

Explicação do Processo de Registo e Mapa interativo

Em 2020 o ainda Futuragora/Telecom, agora Macanudos, criou o registo de utilizadores e um mapa interativo de estações para que todos se pudessem dar a conhecer mas, sobretudo, para que houvesse uma noção mais real das estações perto de nós, seja do QTH, seja durante uma QSY, ou mesmo numa emergência.

Acontece que, apesar de termos explicado diversas vezes como o processo se fazia, constatamos que existem muitos utilizadores que não completaram os seus registos e/ou não colocaram a sua posição no mapa. Outros, colocaram a sua localização no mapa, mas não se registaram.

O processo parece difícil, não o sendo, por isso já o explicámos em dois artigos anteriores, mas aqui vos irei deixar em dois passos muito simples, o que devem fazer:

  1. Registe-se como utilizador do Macanudos (clique na frase anterior):
    • Aguarde até 24 horas pelo email de confirmação desse mesmo registo. Só depois de ser aprovado (porque recebemos muitos registos falsos efetuados por computadores automatizados) poderá fazer login à sua área reservada de utilizador  (User)
      • Uma vez aprovado já conseguirá fazer login na sua área reservada (aconselhamos que altere a password para uma que se recorde melhor)
        • Caso já se tenha registado antes, é nesta área reservada que terá acesso a completar e/ou alterar todos os dados pessoais que já tenha adicionado ou venha a querer adicionar/alterar.
  2. Poderá agora criar o seu “Place” (QTH) ou seja, colocar a sua localização (aproximada ou pormenorizada) no mapa ( QTH Map)
    • Faça login na sua área reservada
      • Preencha o formulário na página  (clique na frase anterior), ou procure na barra de menú preta no topo do ecrã, onde diz “+Adicionar” e depois em “Place” mas é mais prático clicar na frase anterior. Insira os dados que entender, havendo alguns que são obrigatórios ou não faria sentido existir um mapa (QRA, QTH aproximado, etc) tendo em conta que estes dados serão públicos.
        • neste formulário há alguns campos que pode deixar em branco, cabe a si saber o que quer tornar público, e outros que poderá não entender e deverá deixar propositadamente em branco ou no modo “default”. Ou seja, preencha o nome de operador, nome de estação, localidade mais ou menos exacta conforme a sua preferência. Nesta altura verá o “Pin” no mapa posicionar-se na localidade escolhida. Perante isto pode, ou não, posicioná-lo mais exactamente, ou apenas na localidade mais perto de si. 
      • e pronto! confira o que escreveu, pode fazer “preview” antes de enviar e altere o que quiser alterar.
      • Quando achar que está tudo bem clique em “Submit Listing
        • O seu “Place” está pronto mas, tal como o registo, terá de ser aprovado antes por isso não espere que o mesmo apareça imediatamente no QTH Map.

Parece difícil mas, como podem ver, são apenas dois passos muito simples. É só seguir o que lá está e, entre cada passo, aguardar a aprovação que por vezes leva uns minutos, outras algumas horas, mas não se preocupe, todos os dias, várias vezes ao dia mediante o tempo disponível, lemos o email para ver se temos novas aprovações para fazer.

Existe ainda um outro formulário mais completo e que alguns já preencheram, com muitos mais elementos para uso interno do Macanudos, apenas. Estes dados nunca serão revelados a pessoas fora da organização do Macanudos tal como o RGPD e a Política de privacidade do Macanudos, indicam.

Deseja ter um indicativo do Macanudos ? Pois é neste formulário que deverá solicitar um! O nosso indicativo serve para DX, modos digitais e qualquer tipo de QSO local e tem o formato 31FA acrescido de 2 a 4 algarismos. Por Ex: 31FA333 e pode escolher o seu dentro dos que não estão ainda atribuídos e acima do 31FA080. Confira a lista dos indicativos já atribuídos e escolha o seu e diga-nos aqui  (clique no aqui)

Convidamos a preencher este formulário que terá uso em futuras comunicações com os membros já registados mas também em atividades do Macanudos, e não só!

Aguardamos que façam o vosso registo e/ou completem os registos já iniciados mas não totalmente finalizados. Se precisar de ajuda, não hesite: contacte-nos por email [email protected] ou mensagem privada no Macanudos ou diretamente a AnanásCB.

Só para referência, temos até à data 195 utilizadores registados, dos quais apenas 107 constam no QTH map e outros 70 que fizeram um dos passos mas não o completaram.

Dê-se a conhecer! Diga qual o seu nome de estação ao país e ao mundo! Coloque-se no QTH Map!

É deste modo que todos nós podemos saber quem se encontra no raio do nosso alcance, quer estejamos a operar em fixo do QTH ou em móvel, em QSY ou mesmo numa emergência. Bastará ir ao mapa e colocar uma localidade que o mesmo mostra outras estações nessa área. Quantos de nós teremos vizinhos com rádio e nem sabemos?

Lembre-se: o registo parece confuso mas é simples, é só seguir os dois passos e aguardar pelas devidas aprovações.

Bons contactos!

73

2 thoughts on “Explicação do Processo de Registo e Mapa interativo

Deixe um comentário