AnacomBanda do CidadãoLegislaçãoRadio FrequênciasTelecomunicações

FCC aprova FM na CB nos EUA

Houve muita discussão online de operadores de rádio CB nos meses que antecederam a grande decisão da FCC, mas a decisão é final e o FM é agora um modo aprovado nos EUA. O que isto significa para o operador médio de CB? Não muito.

FM como um modo, foi ignorado ou apreciado por utilizadores de CB durante anos. Nos EUA, o FM não foi incluído nos rádios CB, pois não era um modo aprovado, tal como a início não o era na Europa, mas os rádios de exportação têm o modo FM disponível há muito tempo e alguns operadores o usaram enquanto outros nunca se interessaram. Na Europa, FM é um modo muito popular e amplamente utilizado (mais do que AM). Os rádios vendidos na Europa incluem AM e FM há muito tempo, portanto, esta decisão actual é inteligente por parte da FCC, e beneficiará os fabricantes de rádios, pois agora podem produzir quantidades maiores de um modelo sem ter que projetar um modelo americano e outro europeu. Isto pode ajudar a reduzir os custos e reflectir-se nos preços dos rádios, a longo prazo. O benefício para os utilizadores, é que o FM sofre menos interferências do que o AM e, deste modo, pode ter conversas mais claras, no entanto, existem algumas limitações na distância. Em campo aberto, muitas pessoas podem sair melhor usando AM ou SSB, enquanto que nas cidades o FM pode ser a melhor escolha.

Para a maioria dos utilizadores nos EUA, porém, o AM ainda será o modo de escolha e aqueles que usam SSB na maioria das vezes também não se importam.

Embora o FM tenha sido aprovado, não há rádios CB aprovados pela FCC com FM, portanto, até que as empresas comecem a produzi-los, é tão ilegal transmitir em FM quanto nos últimos 50 anos.

Aqui está um artigo discutindo alguns dos benefícios do FM e as novas regras.

https://www.ccjdigital.com/products/article/15114521/fcc-approves-fm-mode-for-cb-radios

Em Portugal e na Europa o FM na Banda do Cidadão já é permitido à muito. Em relação ao boletim informativo do Macanudos, inicialmente foi emitido em FM, tendo posteriormente passado AM conforme pode consultar aqui.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário