Mais um Macanudo no Ar

Sim é verdade, mas não foi agora 🙂 foi em 1985.

Todas as estações têm uma história, e esta não é mais importante do que as vossas, é a minha que vim partilhar aqui.

O ano era 1985, um ano muito rico em novidades, a música estava no auge e ainda hoje muito se fala, na tecnologia também havia muitas novidades em especial na informática.
Aquele que viria a ser o homem mais rico do mundo dava-se a conhecer, sim, falo do Sr. Bill Gates com o lançamento do Windows que era algumas 12 disquetes que com paciência se introduziam na drive uma após outra até ler a totalidade.
Mas já vinhamos preparados, quem é que era jovem nesta altura e não se recorda do ZX Spectrum que demorava alguns 10 minutos para ler um programa através de um gravador de áudio 🙂 que paciência tínhamos, sem dúvida poderia ser uma lição para os jovens de hoje.

No entanto, havia ainda um longo caminho e as diversões que tínhamos eram tiradas com imaginação e, acima de tudo, com os amigos.

A televisão só tinha dois canais, recordo ao Domingo a tarde inteira com o Passeio dos Alegres, para mim rapazote era uma boa seca, mudava para o segundo canal para ver o que havia como alternativa e… “Oh não outra vez Andebol”!

Algumas séries que só davam uma vez por semana fizeram os encantos de uma geração, quem não se recorda, por exemplo da Galáctica ou do Mcgyver 🙂 os nosso heróis em 85.

Também ainda não havia internet, nem chats, os verdadeiros heróis eram os amigos que fazíamos e que encontrávamos, como se diz em CB , em vertical.

Esta é a história da estação Skimy que começou em 1985.
Sem saber como um amigo obteve um rádio CB, um GE 13B, numa visita a sua casa tive pela primeira vez contacto com um CB.
Nesta altura, para um jovem, ver um rádio que permitia comunicar era pura magia e claro que foi “amor a primeira vista”.
Contudo em 1985 não se dava tudo o que os miúdos pediam, não era parecido com a sociedade de consumo dos dias de hoje, não era fácil conseguir o que se queria, para um jovem de 15 anos sem qualquer rendimento.
No entanto tínhamos algo do nosso lado: a vontade e a criatividade de fazer acontecer.
Troquei então uma pressão de ar pelo rádio, troquei matar pássaros por fazer amigos 🙂 e resultou.
E agora ? Tinha um rádio mas… Mas tudo se resolveu a seguir. Um amigo que iniciara o curso de eletrónica fez-me uma fonte de alimentação perfeita para o rádio.
Só me faltava a antena. Um amigo, outra vez um amigo, repare-se na importância que os amigos tinham, em todo este processo está alguém a ajudar, alguém que também não tinha posses e as mesmas dificuldades que eu, mas tinha vontade e criatividade.
Um outro amigo deu-me a ideia, na altura já estávamos crescidos para fazer Skimming, uma pequena prancha de acrílico que se atira para deslizar na areia à beira-mar, então este amigo, o Marinho deu a ideia: “olha tenho um projeto de uma Passo em Frente“.
Temos as barras de alumínio só precisamos de cortar á medida e a prancha de Skimming cortamos para fazer de suporte ás varas de alumínio.
Assim foi, não só fiquei com uma antena a funcionar de forma espetacular, pois estava num sitio alto e consegui comprar 9 metros de mastro, como também fiquei com o nome de estação SKIMY.

Nos anos 90, mais propriamente em 92, 93 com a chegada da internet e telemóveis tudo mudou, também eu esqueci o maravilhoso 13B da GE e até acabei por nem saber o que lhe aconteceu, o meu companheiro de tantos QSO’s tinha desaparecido.
Engane-se quem pensar que no CB não se faz bons amigos e que não existe boa gente, no exemplo de ajuda que dei acima, em que existe sempre alguém, a ajuda é nada mais nada menos do que o espírito que ainda hoje se assiste no rádio em muitos de nós.
Permitam me fazer uma referência a alguém que também conheci em 85 e que o vejo sempre a lutar para que este espírito não se perca.
Sei o quanto és modesto e desculpa ter de te referir, mas é o que acontece quando alguém se torna uma referência, entre esforço e ideias, o meu eterno amigo MIKE05 tem feito imenso pela Banda do Cidadão, quem o conhece bem sabe do que estou a falar.
De uma forma pessoal, obrigado pelos 35 anos de amizade em que não me decepcionaste uma única vez.

Por ter saudades, no ano passado voltei ao CB e a estação Skimy volta a estar no ar, agora já posso comprar mais rádios, mais sofisticados, com bandas laterais, etc.
Adquirir rádios tornou-se fácil, mas não deixei de voltar a comprar um 13B da GE em segunda mão, e olho para ele com orgulho, pois faz-me lembrar de todos os amigos que fiz ao longo do tempo.
Pessoas com quem aprendi, que de certa forma me tornaram melhor, e que estarão sempre na essência da minha personalidade e de quem sou.

Confesso, com emoção, que todos foram importantes por isso agradeço-vos, a estação Skimy agora só vai deixar de estar no ar quanto eu morrer, digam aos vossos amigos, aos vossos filhos que o rádio também tem lugar no mundo da internet, dos telemóveis da Netflix etc.
Porque quando as coisas são feitas com coração elas nunca estão a mais, apenas se completam. Aproveitem todos os dias 🙂 Um abraço, 73/51, obrigado por lerem.

2 thoughts on “Mais um Macanudo no Ar

  • 5 de Junho, 2021 at 9:00
    Permalink

    Eu não teria dito melhor, somos da mesma geração.
    Quem nasce com o bichinho da rádio, é para sempre, por mais voltas que a vida dê !
    73

    Reply
  • 29 de Junho, 2021 at 23:24
    Permalink

    Obrigado amigo António Silva 73 e que o espírito viva para sempre 🙂

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *