ActividadesBanda do Cidadão

Passa o Testemunho CB

O Testemunho CB consiste na retransmissão via rádio CB de uma mensagem para um ou mais destinatários previamente definidos.

A mensagem ou “frase slogan” será anunciada durante a emissão do plano 3-3-3 às 18, 21 e 24 horas de sábado 26 de Outubro, no canal 3 FM (26.985 MHz)

Diversas estações CB irão colaborar retransmitindo a frase até à estação de destino. Tu podes ser uma destas estações retransmissoras.

Porquê este treino? Se acontecer uma situação de catástrofe que torne impossível as comunicações por telefone, telemóvel e Internet, a banda do cidadão torna-se na hipótese mais viável para se manter informado e conseguir comunicar. Nessas situações é muitas vezes necessário transmitir uma mensagem para além do raio de alcance da estação emissora, utilizando outras estações para retransmitir uma mensagem. No CB chama-se servir de relé.

Estafeta passando o testemunho na Grécia antiga

Em atletismo, o percurso feito por vários elementos de uma equipa chama-se estafeta. Cada elemento realiza o trajeto que lhe compete. Ao iniciar uma estafeta, o primeiro corredor, transporta um testemunho (bastão) e entrega-o em mão, ao corredor seguinte da sua equipa, e assim sucessivamente.

Como funciona? Às 18, 21 e 24 horas de sábado 26 de Outubro no canal 3 FM (26,985 MHz), será emitida a gravação regular do plano 3-3-3 com as mensagens e alertas usuais.  Nesta emissão especial será introduzida uma mensagem específica – frase slogan – identificada por “Testemunho CB” e quais as estações a que se destina. Vamos escolher 3 estações, uma no norte, uma no centro e uma no sul do país. A frase apenas é emitida nestes três horários, por isso recomendamos a que tenha papel e caneta para escrever.

Os participantes que a escutarem, e qualquer pessoa pode e deve participar, retransmitem-na então via éter, para que outros participantes a possam igualmente escutar e retransmitir, formando-se assim uma cadeia de retransmissões de uma determinada mensagem (o Testemunho) com o propósito de atingir as estações de destino bem como a mensagem chegar o mais longe possível.

 

Qual o meio de comunicação? Pode ser utilizado qualquer canal do CB (canais legais de 1 a 40) e modulação (AM/FM/SSB). Resalva-se, no entanto, que no canal 3 apenas poderá ser usada a modulação em FM. Ficam excluídos os PMRs ou frequências de radioamador.

Nota: A mensagem – Frase Slogan e destinatário – não podem ser divulgados na Internet

– As estações de destino estarão à escuta no canal 3 em FM, a cada 3 horas, seguindo o plano 3-3-3. Se tem a Frase Slogan e acha que a consegue entregar ao destinatário, então tente o canal 3 FM segundo o plano 3-3-3. Poderá também tentar a cada hora certa ou mesmo a qualquer hora mas com menos possibilidade de sucesso. Tente até conseguir.

– Ao retransmitir, certifique-se que a estação receptora entendeu corretamente a frase, a que estações se destina e as suas localizações. O prazo para entrega das frases slogan aos destinatários termina no fim do dia 27 Domingo.

Como é feita a confirmação? Os participantes, introduzirão na página do Macanudos o seu relatório QRK, localização, identificação e se escutaram a mensagem através da emissão directa do plano 3-3-3 ou de outra estação retransmissora (por relé). Devem introduzir também a Frase Slogan.

Agradecimento: Todos os participantes que introduzirem o seu QRK e identificação, bem como a frase correta, receberão uma e-QSL/Diploma como forma de agradecimento pela sua participação neste teste “Passa o Testemunho CB”.

Para saber mais sobre a emissão do plano 3-3-3 consulte https://futuragora.pt/radio/

Página do evento no Facebook https://www.facebook.com/events/368343570735993/

Nota: este evento poderá ter a sua data alterada, bem como o regulamento de participação, se tal se tornar necessário por qualquer motivo.

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário