333EmergênciaModos DigitaisPrepperSoftware rádio

JS8Call para exercícios ou em situações de emergência

O uso de mensagens pode ser útil durante exercícios, operações ou emergências para alcançar outras pessoas, uma vez que as mensagens podem ser transmitidas com precisão e a distâncias extremamente longas. É preferível tentar usar mensagens com confirmação de recepção (ACK) para mensagens importantes. Um dos principais pontos fortes do JS8Call é poder armazenar uma mensagem na sua estação ou  de um terceiro, para posterior recuperação pela estação de destino (armazenar e recuperar). Use isso taticamente a seu favor, especialmente porque as condições de propagação variam. Também considere como participar em chamadas de grupo especiais, que podem ser usados para segmentar estações específicas.

Imprima esta página da Web e mantenha-a disponível para uso offline durante situações de emergência.

CONFIGURAÇÕES IMPORTANTES

  • Certifique-se de que ‘Resposta automática’, ‘Ativar rede Heartbeat’ e ‘Ativar reconhecimentos de Heartbeat’ estão ativados.
  • Certifique-se, de que o botão TX está verde no software, caso contrário a sua estação não responderá com respostas. As configurações padrão podem desativar isso em algumas situações.
  • Active ‘Descodificação simultânea de todas as velocidades’ em PCs e Raspberry Pi 4. O Raspberry Pi 3 pode sofrer impactos na performance.
  • JS8Call Frequência de chamada para 11m em PT – Portugal (não é padrão no software): 27.245 Mhz.
    Considere atualizar as suas informações de estação nas configurações (Configurações->Geral->Estação) para haver meios alternativos de entrar em contacto com a sua estação, pois isso será transmitido para o site PSKReporter, bem como para as estações monitoras.

DICAS OPERACIONAIS VALIOSAS

  1. Para operar num ambiente muito movimentado (de exercício ou emergência), selecione uma única banda de frequência TX e tente cumpri-la. O salto de frequência irá confundir a todos. Uma exceção pode ser, se houver algumas estações de ponte, que podem retransmitir manualmente entre duas bandas que estão em uso (nem todos podem operar em várias bandas). Com essa ponte, vai acabar com duas bandas isoladas, onde as estações não podem se comunicar com as estações da outra banda.
  2. Quando passar o rato sobre um indicativo na ecrã à direita ‘Calling Stations (CQs)’, ele abre uma pequena janela que mostra quais as estações esse indicativo pode ouvir e quem pode ouvir esse indicativo. Use essas informações para planear as suas retransmissões de mensagens por meio desses terceiros.
  3. Use os recursos de armazenamento e encaminhamento de mensagens JS8Call – isso exige de si a maior parte do trabalho. Outras estações devem estar a chamar QUERY MSGS para verificar as mensagens armazenadas.
  4. Ao usar mensagens armazenadas, vai receber um ACK quando a sua mensagem for recebida com sucesso (é uma soma de verificação, que verifica se a mensagem foi recebida completa e corretamente). Se não receber um ACK, saberá que precisa reenviar a mensagem até receber um ACK. Use esta funcionalidade, em vez de tentar repetidamente perguntar a uma estação se ela recebeu uma mensagem direta.
  5. Armazene mensagens localmente nas suas estações para que outros recebam. DICA DE OURO: Quando outros sinalizam (Enviar Heartbeat), a sua estação responde que também tem uma mensagem para eles (CUIDADO com esse MSG anexada que tem um ACK sinalizador). Isso significa que um Heartbeat simples também verificará as mensagens armazenadas para si = menos tráfego de mensagens!
  6. Consulte @ALLCALL ou outro grupo JS8Call relevante para mensagens. Em seguida, peça-lhes as suas mensagens usando o ID MSG que eles fornecem.
  7. Armazene mensagens para recuperação posterior, em estações que podem ouvir a sua estação de destino, ou seja, um terceiro que os dois possam alcançar.
  8. À medida que se conhece os recursos de mensagens aprofundados do JS8Calls, isso ajuda a tornar a vida muito mais fácil para todos. Leva tempo para conhecer e testar esses recursos – e as mensagens nem sempre são transmitidas corretamente – daí a noção de usar o recurso ACK embutido no JS8Call.
  9. Para que o JS8Call responda adequadamente ao uso do Emcomm, deve ser configurado corretamente e usá-lo para responder automaticamente o máximo possível. Isso, permite que as estações operem sem intervenção manual para retransmitir, armazenar mensagens, enviar ACKs, provar INFO ou STATUS da estação e muito mais. Quanto mais estações disponíveis a operar dessa dessa maneira, mais de nós se focam em tapar pontos cegos.
  10. Esteja ciente de que, se uma estação for selecionada (destacada) na janela do lado direito, as mensagens serão direcionadas apenas para essa estação e não serão enviadas para um grupo ou qualquer outra pessoa. Este é um erro comum do operador. Clique com o botão direito do rato na estação selecionada, escolha ‘Desmarcar’ ou clique no botão ‘Desmarcar’ abaixo da caixa de entrada de mensagem.
  11. Quando inicia uma operação ou exercício começe por dispensar algum tempo no inicio a identificar todas as estações e locais,  antes que as mensagens comecem. Se as informações da estação no JS8Call foram temporariamente substituídas por informações operacionais, uma simples @group INFO? ou mesmo @ALLCALL INFO? retornará essa informação.
  12. Ainda para ser verificado: Se uma equipa é composta por duas ou mais estações em conjunto, podem definir o nome da equipe como um @grupo no JS8Call (até 8 caracteres), para que qualquer mensagem enviada para esse @grupo alcançasse quaisquer estações que estivesse a participar nessa actividadele. Necessita de verificar tais mensagens direcionadas ao grupo que se econtram destacadas a cores, como mensagens direcionadas a uma estação.
  13. Ter o horário do seu computador/Pi com precisão de um segundo é bastante importante, pois todas as mensagens iniciam/param dentro dos prazos padrão. Se você não tiver acesso à Internet, considere comprar um dongle GPS, como o U-blox7. Eles ligam-se através da porta USB e existem muitos aplicativos gratuitos para ler a hora e definir a hora correta do computador.
  14. Saiba que na Cidade do Cabo por exemplo, o HAMNET tenta manter a estação ZS1DCC JS8Call ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana em 40m, bem como em 2m, com a finalidade de atuar como uma estação de retransmissão automática e para armazenar mensagens para recuperação posterior.

Para os exemplos de mensagem direta/retransmissão/armazenamento/recuperação abaixo, teremos quatro estações – texto a itálico é o que se escreve na caixa de mensagem de saída (TX), obviamente adaptando os indicativos ao seu próprio cenário):

Remetente = 31FA1
Receptor = 31MX1
Estação de terceiros (retransmissão) = PTCIV (sabemos que não é um formato de indicativo válido)
Estação de 4ª Parte (retransmissão) = 31FA333
@MACANUDO = Um grupo personalizado definido em JS8Call chamado @MACANUDO

TENTAR LOCALIZAR A ESTAÇÃO RECETORA:

Se a Internet estiver ativa, pode dar uma vista de olhos em https://pskreporter.info/ ou https://www.pskreporter.de, para ver se a estação está a receber o seu Heartbeat. Também pode ver quais as outras estações que estão próximas e que poderá alcançar.

Se a Internet estiver inativa, também poderá enviar as seguintes mensagens para tentar localizar essa estação recetora:

  • Tente primeiro obter uma resposta diretamente: 31MX1 SNR? e se um relatório de sinal voltar, está em contato direto.
  • ‘Alguém está ouvir 31MX1’ vai para todas as estações que podem receber o seu sinal: @ALLCALL QUERY CALL 31MX1 (receberá um SIM de estações que estão a escutar – pode tentar retransmitir através de estações que responderam sim).
  • ‘Quais as estações que está ouvir’. Para um grupo próximo (mensagem direcionada apenas para esse grupo, portanto, certifique-se de que todos os membros-alvo pertencem ao grupo, caso contrário, eles não responderão) para qualquer pessoa que possa ouvir: @MACANUDOS HEARING? ou uma estação remota que pode estar mais próxima dessa estação: PTCIV HEARING?
  • Também poderá consultar onde as estações estão localizadas. Para tentar descobrir quem está perto de uma estação que está a tentar alcançar (supondo que saiba onde a estação de destino está localizada) com @MACANUDO GRID? onde o localizador de maidenhead será devolvido.
  • Se a Internet não estiver disponível para envio de SPOTs ao PKSReporter, é importante ter a sua estação configurada para responder aos Heartbeat de outras estações, caso contrário elas não terão como saber onde os seus sinais estão a ser recebidos.

MANEIRAS DE ENVIAR MENSAGENS PARA A ESTAÇÃO RECETORA:

  • Mensagem direta, se conseguir chegar à estação (sem confirmação e pode enviar enquanto continua a escrever): 31MX1 esta é a minha mensagem;
  • Mensagem direta na caixa de entrada com notificação pop-up de lado e um ACK automático enviado para si quando a sua estação recebeu a mensagem completa e correta (mais confiável do que uma mensagem direta simples): 31MX1 MSG esta é a minha mensagem;
  • Armazenar/Gravar uma mensagem num terceiro (intermediário) que possa receber: 31FA1: 31MX1 MSG TO:31FA333 esta é a minha mensagem, e quando o destinatário consultar alguma mensagem, vai vê-la em  em 31MX1. Não pode armazenar mensagens para um grupo – elas devem ser direcionadas a uma estação afim de serem armazenadas;
  • Mensagem de retransmissão, se terceiros e recetor estiverem online (sem espaço entre ‘>’ e ‘callsign’ enquanto escreve na caixa de mensagem e vai receber de volta um ACK automático da estação de destino através do relé para confirmar:
    31MX1>31FA333>MSG esta é a minha mensagem (vai entrar na caixa de entrada do destinatário)
    31MX1>31FA333>esta é a minha mensagem (vai reemitida)
    31MX1>PTCIV>31FA333>esta é a minha mensagem (vai retransmitida duas vezes)
  • A sua caixa de entrada: Pode também, guardar uma mensagem na sua própria caixa postal local, para que eles a recuperem mais tarde, quando consultarem as mensagens: Clique com o botão direito do rato, no nome da estação, na janela do lado direito, para Calling Stations (CQs) e selecione a opção Store. A sua estação precisa de se manter online para que eles possam recuperá-la.
  • Peça à estação remota para reenviar a última mensagem: 31MX1 AGN
  • Ao digitar a sua mensagem, verá que o botão enviar mostra o tempo de transmissão que irá levar para enviar a sua mensagem completa.
  • Basta escrever palavras e frases e deixar o código comprimi-lo de forma eficiente.

VERIFICAR AS MENSAGENS DEIXADAS PARA SI:

Faça isso a cada 30 minutos ou mais se estiver num exercício ou emergência:

  • Consultar todas as estações (guardei isso nas minhas mensagens gravadas, nas configurações do JS8Call, pois é a consulta mais ampla possível – as estações só respondem se tiverem uma mensagem para si): @ALLCALL QUERY MSGS.
  • Ou apenas consulte um grupo, se usado, como @MACANUDO: @MACANUDO QUERY MSGS (Na África do Sul, começaram informalmente a usar @ZS para qualquer estação nacional). A sua operação pode ter um nome de grupo especial (ou até mesmo nomes de equipas como um grupo JS8Call) alocado – certifique-se de o adicionar nas configurações de JS8Call, caso contrário a sua estação não responderá ao grupo que está a ser chamado.
  • Ao enviar um Heartbeat procure uma MSG X no final de uma confirmação recebida, isso indica que a estação tem uma mensagem de número X (qualquer que seja o número) que pode recuperar dela. Esta é a opção mais rápida e com menos tráfego de envio de um Heartbeat e verificação de mensagens com uma transmissão! Repare que o número da mensagem retornada é a mensagem mais antiga que tem para si, portanto, outra consulta pode solicitar outra mensagem mais recente também a espera (a resposta não indica quantas mensagens).
    – Para recuperar e ler a mensagem armazenada completa: 31MX1 QUERY MSG X (onde X é o número da mensagem)

RESPONDER A MENSAGENS DIRECIONADAS:

  • Não precisa incluir o seu indicativo ao iniciar as suas respostas direcionadas. Eles serão prefixados à sua mensagem automaticamente quando tiver um indicativo selecionado na sua lista de escutados.
  • E não precisa responder no mesmo offset de frequência que o chamador. Mas, se estiver a ligar para outra estação fora da sua frequência, vai precisar de incluir o seu indicativo no início da mensagem, para que seja direcionado a eles e apareça na janela amarela de atividade direcionada.

CONSULTA ÚTIL:

Tente retransmitir uma consulta para verificar as informações de uma estação para obter informações úteis adicionais que possam ter postado: 31MX1>31FA333>INFO?

STATUS DA ATIVIDADE DE CHAMADA

Um indicador ★ for exibido ao lado do seu indicativo. Isso ajudará a encontrar, de forma rápida, outros operadores que estão confirmados em escutá-lo.
Se uma estação deixou uma mensagem para si, um indicador ⚑ será exibido ao lado de seu indicativo. Aí poderá ler essa mensagem, clicando com o botão direito do rato na estação e clicando em “Mostrar caixa de entrada de mensagem”.

Use of JS8Call Messages for Exercises or Emergencies

One thought on “JS8Call para exercícios ou em situações de emergência

Deixe um comentário