EquipamentoRadio Frequências

Alternador de Alexanderson, circa 1915

Depois das ondas de rádio serem descobertas em 1887, a primeira geração de transmissores de rádio, os transmissores de intervalo de centelha, produziu sequências de ondas amortecidas, pulsos de ondas de rádio que morreram até zero rapidamente. Na década de 1890, percebeu-se que as ondas amortecidas tinham desvantagens: a sua energia era espalhada por uma ampla largura de banda de frequência, de modo que transmissores em frequências diferentes interferiam uns nos outros e não podiam ser modulados com um sinal de áudio para transmitir som. Foram feitos esforços para inventar transmissores que produzissem ondas contínuas, uma corrente alternada senoidal numa única frequência.

Um alternador Alexanderson é uma máquina rotativa inventada por Ernst Alexanderson em 1904, para a geração de corrente alternada de alta frequência, para uso como um transmissor de rádio. Foi um dos primeiros dispositivos capazes de gerar as ondas de rádio contínuas necessárias para a transmissão da modulação de amplitude por rádio. Foi usado por volta de 1910 em algumas estações de radiotelegrafia de ondas longas de “superpotência” para transmitir tráfego de mensagens transoceânicas, por código Morse, para estações semelhantes em todo o mundo. Embora obsoleto no início da década de 1920 devido ao desenvolvimento de transmissores de válvula a vácuo, o alternador Alexanderson continuou a ser usado até à Segunda Guerra Mundial. Está na lista de marcos do IEEE como uma conquista importante na engenharia elétrica.

Este alternador de rádio Alexanderson girava para gerar uma corrente alternada de alta frequência – um componente essencial para a transmissão de rádio inicial. Foi um dos primeiros dispositivos capazes de gerar ondas de rádio contínuas, permitindo que o som fosse transmitido por rádio. Estes alternadores foram usados para comunicação transoceânica durante a Primeira Guerra Mundial, permanecendo em uso até que os transmissores de válvula a vácuo os substituíssem na década de 1920.

 

 

Alexanderson a testar o seu alternador.

 

Fontes:
1. Wikipedia
2. The Henry Ford
3. Arts and Culture

 

Uma ou duas vezes por ano alguns desses alternadores são ligados em comemoração e realizam-se emissões de rádio. Um deles é o SAQ de Grimeton, nos EUA e,  na Europa, o Varberg.

Alexanderson Day 2020 11.30 UTC

27

Experiência em CB e Arduino. Participativo e dedicado.

Deixe um comentário